Você tem cabelos lisos e sem química e todo mundo fala que é super fácil manter os seus fios saudáveis. Isso pode até parecer verdade, porém, os seus hábitos podem interferir diretamente na saúde do seu cabelo – mesmo que ele seja mais prático de cuidar.
Segundo Paula Breder, idealizadora da filosofia PB de tratamento capilar e fundadora de uma marca de fitocosméticos capilares que leva o seu nome, os fios lisos precisam, sim, de cuidados especiais para se manterem saudáveis e bonitos. Veja só:
3 CUIDADOS QUE TODA MULHER COM CABELOS LISOS E SEM QUÍMICA DEVE TER:
1
Cuidado na hora de lavar
Você sabia que os cabelos lisos têm maior propensão à oleosidade? Isso porque a estrutura reta da fibra capilar facilita o trajeto do óleo produzido pelo couro cabeludo até as pontas dos fios – o que dá aquele aspecto oleoso para o cabelo. Isso dificilmente acontece com cabelos ondulados, cacheados ou crespos.
Por isso, como o cabelo liso costuma ficar oleoso com mais facilidade, o ideal é que você utilize shampoos com agentes seborreguladores (isto é, anti-oleosidade). Fora isso, é importante também tomar cuidado com a quantidade de produtos que você usa nos fios, como condicionadores, óleos sintéticos, leave-ins e pomadas. “Para evitar a oleosidade excessiva, use pouca quantidade e apenas no comprimento e pontas”, explica Paula.
2
Hidratação toda semana? Sim!
Apesar da tendência à oleosidade, esses cabelos também precisam de hidratações semanais para manter a saúde. Se você busca fios soltinhos, bem alinhados e ainda quer protegê-los quando estiverem expostos ao sol, vento, chuva e poluição, lembre-se de hidratá-los com regularidade.
“O ideal é incluir a hidratação na rotina de cuidados capilares uma vez por semana, mas se sentir que os cabelos precisam de uma força extra, aumente a frequência”, explica. “Opte por máscaras de hidratação específicas para o seu tipo de cabelo, pensadas para suprir as necessidades reais da sua fibra capilar, assim, você terá todos os benefícios do produto”.
3
Atenção com o calor
Para fios lisos, o ideal é deixar o cabelo secar naturalmente ou com a ajuda de um secador em temperatura baixa. Esse tipo de cabelo costuma precisar menos de ferramentas de calor para tomar forma – e isso é algo positivo, já esses acessórios colaboram para a formação de frizz e pontas duplas.
Segundo Paula, para evitar esses efeitos negativos do calor, vale a pena investir em óleos vegetais prensados a frio, pois eles protegem dos danos causados pelo clima e as mudanças de temperatura. Fora isso, manter o corte em dia também ajuda – tirar as pontinhas é, sim, um hábito saudável!