Continua após publicidade
Cremes seca-barriga: vale o investimento?
Os cremes específicos para tratar a gordura localizada do abdômen entram em cena, tendo como principal diferença a ação nas camadas mais profundas da pele. Vale a pena investir neles? É o que fomos pesquisar.
Na onda dos cremes anticelulite, os produtos para gordura localizada invadiram as prateleiras
Foto: Thinkstock
As apaixonadas por um creminho devem estar no paraíso: as prateleiras estão cheias de produtos com a promessa de tratar especificamente a gordurinha da barriga. É claro que os cosméticos anticelulite também agem no estoque de gordura (especialmente na região das coxas, o tal do culote), mas os dois tipos de creme têm suas diferenças.
Continua após a publicidade
Os produtos para gordura localizada ou redução de medidas, como consta em alguns rótulos, contêm princípios ativos que quebram as células de gordura ou que aumentam o metabolismo delas, sempre com o objetivo de esvaziá-las, melhorando o contorno corporal. A cafeína é o melhor e o mais consagrado exemplo e está presente em quase todas as formulações, associada a peptídeos e extratos vegetais que potencializam esse efeito, além de combater a flacidez.
“Já os indicados para celulite, além dessas mesmas substâncias, atuam na microcirculação e diminuem a produção de radicais livres que causam a inflamação, dois gatilhos para a formação do aspecto ondulado”, explica o dermatologista Adilson Costa, de São Paulo. Esse último parece mais completo? “O problema de aplicar o creme anticelulite na barriga é que ele tem uma ação superficial. Para combater a gordura localizada abdominal, é necessário penetrar nas camadas mais profundas da pele”, diz Maurício Pupo, cosmetologista de São Paulo.
Continua após a publicidade
“A evolução da tecnologia cosmética permitiu texturas mais leves, mais fáceis de espalhar com ativos capazes de atingir a camada de gordura”, diz Júlia Séve, diretora da marca Vichy no Brasil. Por tudo isso, se a sua queixa maior é aquele excesso de gordura abaixo do umbigo ou os pneuzinhos na lateral, vale, sim, investir nos lançamentos para a barriga. Mas lembre-se: os cremes são coadjuvantes de um estilo de vida saudável, ou seja, fazer atividade física regular e ter uma alimentação equilibrada. Sozinhos, vão fazer pouca diferença.
Ritual para melhorar o resultado
Continua após a publicidade
Paschoal Rossetti Filho, professor de cosmetologia e diretor de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia, dá as dicas para turbinar o efeito do creme seca-barriga:
1. A aplicação do produto deve ser feita sobre a pele seca e limpa. Nunca por cima de um óleo corporal ou outro cosmético.
Continua após a publicidade
2. Uma vez por semana, faça uma esfoliação e aplique o creme logo em seguida.
3. Após o banho, a pele está mais receptível à penetração dos ativos. Escolha esse momento para o seu ritual diário.
Continua após a publicidade
4. Aplique o creme com movimentos circulares. Apesar dos novos cosméticos dispensarem massagem para os ativos penetrarem, isso vai ajudar o intestino a funcionar melhor, o que, na prática, diminui o inchaço na barriga.
Publicidade