Continua após publicidade

Cuidados com o couro cabeludo são essenciais para ter um cabelo saudável

A área abriga as unidades foliculares de onde nascem os fios

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h32 - Publicado em 21 nov 2022, 08h12
Mulher loira balançando os cabelos
 (Skitterphoto/Pexels)
Continua após publicidade

Com a intenção de manter os cabelos sempre brilhosos e saudáveis, as pessoas se atentam ao corte e ao cronograma capilar. Entretanto, na maior parte das vezes, acabam esquecendo de uma área que é fundamental para que manter os cabelos fortes e sedosos: o couro cabeludo.

Assim como o comprimento do cabelo, o couro cabeludo também precisa receber alguns cuidados para manter a saúde capilar em dia, uma vez que é nele onde nascem os fios. “Manter o couro cabeludo saudável faz com que o cabelo tenha saúde, bom crescimento e força”, explica Viviane Siqueira, embaixadora de L’Oreal Professionnel.

“O couro cabeludo não é feito apenas de células da pele. É também uma próspera colônia de microrganismos que desempenham um papel vital na saúde da pele: o microbioma. Eles trabalham 24 horas por dia para realizar tarefas de equilíbrio e proteção dos agressores externos”, completa a Ana Carolina Bailune, gerente de educação de Kérastase.

Como identificar?

Responsável por abrigar os folículos pilosos e uma glândula sebácea, a área influencia diretamente no crescimento e na hidratação das madeixas. É possível identificar quando o couro cabeludo está em desequilíbrio por meio de alguns sinais, como o excesso de oleosidade, a sensibilidade, queda, caspa, dermatite, entre outras doenças, segundo Viviane Siqueira e Ana Carolina.

“Coceira, vermelhidão, oleosidade excessiva, descamação, esses sinais mostram que tem algo errado”, cita a embaixadora de L’Oreal Professionnel.

Continua após a publicidade

Causas

De acordo com a gerente de educação de Kérastase, a saúde do couro cabeludo pode ficar comprometida em função de diversas causas, tanto internas quanto externas. “As condições ambientais e o estilo de vida possuem uma importante relação com a saúde da região. A genética explica apenas 20% dos distúrbios do couro cabeludo, enquanto 80% são devidos à exposição interna e externa”, diz ela.

“As causas podem ser desde doenças emocionais até desequilíbrio hormonal. Por isso, o ideal é procurar um médico para diagnóstico e um profissional de beleza capacitado para tratamento em conjunto”, alerta Ana Carolina.

Cuidados

Mulher de costas lavando o cabelo
(Karolina Grabowska/Pexels)
Continua após a publicidade

Um couro cabeludo saudável e equilibrado faz toda a diferença na beleza dos cabelos, por isso, uma rotina de cuidados com essa área é indispensável.

Sabemos que a pele do corpo é suscetível a muitas agressões externas e internas diariamente e, no caso do couro cabeludo, isso não é diferente.

O uso de shampoos de qualidade são fundamentais para que se crie um ambiente que favoreça o crescimento de um cabelo saudável, segundo a gerente de educação de Kerastáse. Além disso, ela recomenda a inclusão de esfoliantes para a remoção de células mortas na rotina de cuidados com a área.

Continua após a publicidade

“O uso de shampoos de qualidade, rotinas incluindo esfoliantes para a remoção de células mortas e o uso diário de séruns para a nutrição e equilíbrio do couro cabeludo ajudam o cabelo a crescer bonito e saudável”, destaca.

Em relação à esfoliação capilar, Ana Carolina Bailune afirma que o tratamento pode ser feito no salão de beleza ou em casa. “A esfoliação capilar é fundamental nos cuidados com o couro cabeludo, pois remove acúmulo de resíduos de produtos e células mortas. Então, ao adicionar esse passo na rotina com produtos específicos, seja no salão ou em casa, permite uma melhor absorção dos nutrientes no couro cabeludo”.

Viviane Siqueira enfatiza a relevância de fazer uma higienização adequada da área para promover a saúde capilar. “É importante ter cuidado na lavagem, para que não fiquem resíduos. O ideal é lavar dia sim dia não,
mas isso pode variar de acordo com cada pessoa”, conclui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.