Corte químico: 4 dicas para recuperar os fios extremamente danificados
O problema se dá quando as madeixas não resistem às substâncias químicas agressivas
O corte químico é um dos maiores medos das pessoas que costumam fazem transformações nos fios, por exemplo, alisamentos e tinturas. Ele é caracterizado por uma queda rigorosa que acontece após um ou vários procedimentos capilares que danificam fortemente os fios, segundo a cabeleireira e especialista Pati Macedo.
“Eles quebram no momento da aplicação da química ou dias depois, vai depender da situação em que se encontram. Geralmente, ocorre quando estão muito fragilizados, devido às substâncias que vêm sendo usadas e que acabam deixando-os sem resistência e repleto de pontas duplas, triplas…”, afirma.
Ainda que ele seja um pesadelo para quem ama manter os fios sempre bonitos, a boa notícia é que é possível solucioná-lo. E, para isso, a maior recomendação é seguir uma rotina de cuidados disciplinada, que incluía medidas para devolver a vitalidade e a força às madeixas.
“O corte químico é coisa séria e sua recuperação não é rápida, então, nesse momento precisamos ter foco para resgatar e voltar a ter fios fortes”, alerta. Confira as dicas de Pati para quem deseja superar esse processo:
1
Fique longe das químicas
Se você sofreu um corte químico, é preciso deixar de lado os procedimentos capilares por um período de tempo. Afinal, como os seus fios já estão mais sensibilizados, fazer a aplicação de outras substâncias químicas pode agravar a situação. Então, dê um tempo para que eles se recuperem antes de submetê-los à novas tinturas, alisamentos ou relaxamentos.
Faça um cronograma capilar
O cronograma capilar é uma agenda de tratamentos da qual todos os tipos de cabelo podem se beneficiar, porém torna-se ainda mais necessário para aqueles experimentaram o corte químico.
Ele envolve três etapas principais: a reconstrução, a nutrição e a hidratação, sendo que, para cada uma delas, é indicado o uso de máscaras capilares com ativos específicos.
Quando for dia de nutrição, devem ser utilizadas aquelas que contém óleos e manteigas, a fim de repor os lipídios dos fios. Já os produtos que têm proteínas e queratinas em suas composições são perfeitos para a reconstrução, uma vez que ajudam a restaurar a fibra capilar. Por fim, para a hidratação, são recomendados os ingredientes que auxiliam na recuperação da água perdida pelos cabelos, como a aloe vera.
Evite novas agressões
Quando falamos em agressões aos fios, não estamos apenas nos referindo aos procedimentos químicos. Ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss, também comprometem a integridade capilar, assim como shampoos com fórmulas mais adstringentes.
Sendo assim, neste momento, é melhor evitá-los. “Indico produtos mais naturais e suaves, pois eles podem ser excelentes aliados”, detalha Pati.
4
Tenha uma dieta balanceada
A alimentação é um dos fatores que mais influenciam na saúde dos fios. Portanto, para recuperá-los, é essencial ter uma abordagem completa, adotando tanto cuidados externos quanto internos.
Cenoura, aveia, soja, laranja, agrião, salmão e espinafre são alguns dos alimentos considerados grandes amigos dos cabelos. E é claro que não podemos deixar de mencionar a importância de beber a quantidade correta de água, já que esse hábito contribui para a prevenção do ressecamento e da quebra.