Continua após publicidade

Como tirar a cutícula em casa: 4 dicas para unhas sem cortes

Confira um passo a passo para tirar a cutícula em casa de um jeito fácil e livre de cortes

Por Juliany Rodrigues
29 Maio 2024, 14h00

Para muitas pessoas, fazer a unha em casa sem a ajuda de uma manicure pode ser uma tarefa bastante desafiadora, especialmente na hora de tirar a cutícula sem causar os cortinhos doloridos. No entanto, de acordo com a Natália Marotta, coordenadora de marketing da Mundial, existem algumas dicas que podem ajudar a tornar esse processo mais descomplicado. Descubra as principais abaixo!

Dicas para tirar a cutícula em casa

1

 

Mantenha a cutícula hidratada

Uma pele ressecada favorece a ocorrência de machucados durante a retirada das cutículas. Por isso, sempre carregue um creme de mãos na sua bolsa e aplique-o regularmente, lembrando também das unhas e das cutículas.

2
Continua após a publicidade

 

Amoleça a cutícula antes de tirar

Para amolecer as cutículas e retirá-las com mais facilidade, um truque indicado pela profissional é molhar um pedaço de algodão com água morna e deixá-lo em cima de cada unha por alguns minutos. Se você quiser, também pode apostar nos produtos amolecedores de cutículas que encontramos por aí nas perfumarias.

3

 

Empurre a cutícula

Com cuidado, empurre as cutículas para os cantinhos. Isso vai contribuir para desgrudar a pele da unha e facilitar a limpeza do borrado do esmalte.

Continua após a publicidade
4

 

Invista em um bom alicate

A coordenadora de marketing da Mundial explica que ter um bom alicate é fundamental para que você consiga retirar as cutículas sem provocar os indesejados cortes. Ela recomenda buscar modelos que sejam mais ergonômicos, especialmente se você não tem muita habilidade, e sempre manter a ferramenta afiada.

“Investir em um alicate de qualidade, que esteja sempre afiado, facilita a retirada das cutículas. Além disso, ele precisa ser de fácil limpeza e para ter mais segurança no manuseio, diminuindo os riscos de cortes, indicamos modelos que se ajustam melhor ao formato das mãos, trazendo mais segurança e conforto”, destaca.

Por fim, Natália ressalta que não é indicado remover as cutículas profundamente, já que elas desempenham um papel importante na proteção das unhas

Continua após a publicidade
Publicidade