Pode ser difícil de acreditar, mas cabelo bem lavado nem sempre é sinônimo de cabelo saudável. A gente explica: quanto mais você limpa os fios, maior é a probabilidade de perder toda a proteína natural — queratina, em especial — ali presente. Mais: mechas excessivamente molhadas ficam mais suscetíveis ao ressecamento. “Parece paradoxal, mas o cabelo pode ficar mais poroso devido ao longo tempo de contato com a água. E porosidade é igual a fragilidade”, alerta o dermatologista Amilton Macedo, de São Paulo.
O outro extremo também é preocupante: lavar os fios menos do que o necessário compromete — e muito — sua integridade. É fácil observar que eles ficam mais pesados e com aspecto oleoso quando a lavagem não acontece na frequência correta. “O acúmulo de fungos e bactérias no couro cabeludo pode provocar irritação, caspa e queda capilar”, lembra o médico Luann Lôbo, de Brasilia.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA
Cada caso é um caso
O primeiro passo para descobrir a periodicidade ideal de limpeza é conhecer suas características capilares, além de ter consciência de que fatores como clima, suor e atividade física influenciam na estrutura final. “É bom sempre observar o nível de suor, poluição e oleosidade do couro cabeludo”, lembra Luann.
Os cuidados adequados devem começar na escolha de produtos específicos para suas mechas. “De modo geral, quem tem cabelo normal deve lavar dia sim, dia não; fios secos podem esperar dois dias antes da próxima limpeza; já os oleosos necessitam de lavagem diária”, ensina Amilton.