Como identificar se sua vitamina C oxidou e suas dicas de armazenamento

Veja dicas para guardar a vitamina C do jeito certo e evitar que ela oxide

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 26 mar 2025, 14h46 - Publicado em 25 mar 2025, 16h00
como saber se a vitamina c oxidou
Veja dicas para guardar a vitamina C do jeito certo e evitar que ela oxide | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

A vitamina C é um ativo poderoso que faz parte do skincare de muitas pessoas. O produto oferece ação antioxidante, ilumina a pele, potencializa o protetor solar e estimula a produção de colágeno. No entanto, esse ingrediente é instável e pode oxidar facilmente, resultando na perda de sua eficácia.

“Em sua versão pura, ela é altamente instável e tende a oxidar com o tempo. Para reduzir a ocorrência, os laboratórios fazem alterações na molécula do ativo, chegando a versões estáveis, chamadas de vitamina C estabilizada, que oxidam com menos facilidade” explica Dra. Andrea Bannach, gerente médica em dermatologia da Profuse.

Neste artigo, vamos descobrir como saber se a vitamina C oxidou e qual é a melhor forma de armazená-la para evitar que isso aconteça. Continue a leitura!

Como saber se a vitamina C oxidou?

A vitamina C oxidada não tem efeito na pele e apresenta alterações em sua textura, cor e cheiro. Isso acontece quando o produto entra em contato com luz, altas temperaturas, água e ar.

Continua após a publicidade

Quando oxidado, o ativo, que geralmente é transparente ou levemente amarelo, fica escuro, com tons de laranja ou até mesmo marrom.

Além disso, a textura da vitamina C se torna mais espessa e pegajosa, o que atrapalha a aplicação. O cheiro adquire um aroma mais forte, metálico e bem desagradável. .

Todos esses sinais indicam que a vitamina C perdeu suas propriedades benéficas à pele e, por isso, não deve ser utilizada.

Continua após a publicidade

Como guardar?

Na internet, alguns conteúdos dizem que é uma boa ideia guardar a vitamina C na geladeira. Entretanto, Bannach não recomenda essa prática.

O melhor a se fazer é ler atentamente a embalagem do produto e seguir as orientações do próprio fabricante. “No geral, sempre deixe o frasco bem fechado, em um ambiente fresco e longe da luz”, ressalta a médica.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.