Retirada de preenchimento labial: a técnica que usa hialuronidase para reverter mudanças estéticas
Fez preenchimento labial e não gostou do resultado? Descubra o que pode ser feito para reverter o procedimento

O preenchimento labial é um dos procedimentos estéticos mais populares. Ele pode ser feito a partir de diferentes substâncias, porém a mais utilizada é o ácido hialurônico, que é biocompatível e apresenta baixo risco de rejeição e de reações adversas.
“É feito com a injeção de ácido hialurônico, uma substância que o nosso próprio corpo fabrica. Esse ácido hialurônico utilizado é feito artificialmente e submetido a um processo que torna a molécula mais resistente à degradação, durando ainda mais tempo na região aplicada. É um gel maleável que, quando injetado, fica quase imperceptível ao toque. Pode ser aplicado com agulhas bem finas ou ainda com cânulas”, explica a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica.
O ácido hialurônico é um produto absorvível e, por isso, o efeito do preenchimento diminui gradualmente com o tempo. Geralmente, o corpo leva entre seis meses a um ano para reabsorver completamente a substância.
No entanto, algumas pessoas podem desejar reverter o procedimento antes desse período devido à insatisfação com o resultado, assimetrias ou até mesmo complicações. A seguir, entenda como isso pode ser realizado!
Como é o procedimento de retirar o preenchimento labial?
O procedimento de retirar o preenchimento labial envolve a aplicação de uma enzima chamada hialuronidase, que estimula a degradação do ácido hialurônico.
“Essa enzima é injetada no local onde foi realizado o preenchimento, e já nas primeiras horas ela começa a destruir o ácido hialurônico”, conta Kátia Blume, cirurgiã dentista especializada em odontologia estética.
“O tempo para o lábio voltar ao natural varia de pessoa para pessoa. Em algumas, isso acontece em até setenta e duas horas, já em outras pode levar até sete dias, dependendo do organismo”, completa Blume.
É arriscado?
Assim como todos os procedimentos estéticos, a remoção do preenchimento labial não é isenta de riscos. Mas a cirurgiã dentista conta que as chances de complicações mais sérias são muito baixas quando a técnica é realizada por um profissional qualificado.
O que pode ocorrer é o surgimento de vermelhidão, inchaço, hematomas e de dores no local, porém esses desconfortos são temporários e costumam desaparecer em poucos dias.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.