Continua após publicidade

Como proteger o cabelo da poluição 

Mudanças simples na rotina de cuidados ajudam a blindar os fios contra agentes externos indesejáveis 

Por Vand Vieira
Atualizado em 21 out 2024, 16h43 - Publicado em 14 Maio 2023, 10h59

Além de prejudicar a pele (e a saúde como um todo, claro), altos níveis de poluição atmosférica afetam negativamente os fios, que basicamente atraem poeira e outras impurezas como um imã enquanto caminhamos. Por isso se fala tanto sobre proteger o cabelo da poluição.

Detalhe: de acordo com um levantamento divulgado em 2022 pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), dois em cada cinco brasileiros estão expostos a um ar com qualidade abaixo do limite estipulado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) — considerando apenas as crianças, esse número sobre para três em cada cinco. 

Para piorar, no dias frios, o ar próximo ao solo fica mais pesado e, consequentemente, os poluentes demoram mais para subir e se dispersar. Tanto que, muitas vezes, é possível ver uma faixa cinzenta cobrindo as grandes cidades no fim da tarde. 

O que torna a poluição tão prejudicial à pele e ao cabelo é o aumento da produção de radicais livres no organismo, também estimulada pelos raios UV. “Essas moléculas, associadas a processos oxidativos, aceleram a degradação dos lipídios e das proteínas da fibra capilar, aumentando a probabilidade de quebra, queda, ressecamento, porosidade e rigidez”, explica Marcela Buchaim, especialista em tricologia e cosmetologia e proprietária do salão de beleza Studio Tez, localizado em São Paulo.

1

Use antioxidantes

Dito tudo isso, fica fácil entender porque o primeiro passo para preservar os fios nesse sentido é incluir antioxidantes no haircare. Experimente, por exemplo, pingar na máscara, no condicionador ou no leave-in de duas a seis gotinhas do Booster Antioxidante GE Beauty, formulado com os ativos mais puros de chá verde, xilitol e pantenol. 

2
Continua após a publicidade

Opte por shampoos com água micelar

Vale ainda repensar a escolha do shampo e dar preferência a fórmulas micelares — sim, a proposta é a mesma da água micelar, limpar profundamente sem agredir graças à ação “magnética” das micelas sobre as impurezas.

3

Esfolie o couro cabeludo

Lançar mão de um bom esfoliante para o couro cabeludo também vai bem, uma vez que as partículas mais comuns quando se fala sobre poluição atmosférica (PM2,5) são tão minúsculas que facilmente conseguem ficar acumuladas nessa região. Resultado? Caspa, irritação, obstrução dos folículos pilosos…

4
Continua após a publicidade

Produtos específicos para poluição

Por fim, invista em produtos focados em combater a ação da poluição, como os da linha Spécifique, de Kérastase — são quatro itens, turbinados com aminoácidos, vitamina B6 e Argila de Caulim, que prometem purificar, revigorar e nutrir o cabelo da raiz às pontas enquanto promove uma sensação refrescante.

Shampoo Specifique Bain Divalent, Kerastase

.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.