Continua após publicidade

Como fazer o penteado durar mais: dicas da lavagem ao frizz

Rafael Bertolucci, sócio e hairstyle do Studio W, ensina os truques para manter os fios no lugar após a montagem do penteado

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 17h37 - Publicado em 30 abr 2024, 10h00
Veja quais passos seguir para fazer seu penteado durar mais
Veja quais passos seguir para fazer seu penteado durar mais (cookie_studio/Freepik)
Continua após publicidade

Se você costuma sofrer com a falta de durabilidade dos penteados, saiba que não está sozinha! Particularmente, sempre fico um pouco aflita quando preciso arrumar o cabelo para algum evento porque sei que, mais hora, menos hora, o frizz vai chegar com tudo. Então, decidi levar uma dúvida pessoal a Rafael Bertolucci, sócio e hairstyle do Studio W, em São Paulo: como fazer o penteado durar mais?

Segundo o profissional, a resposta rápida é que o cabelo precisa de estrutura para segurar um penteado. Mas, como isso é possível, ele explica a seguir!

Como fazer o penteado durar mais?

Para que os fios tenham estrutura, o primeiro passo é abrir mão do condicionador na lavagem antes do penteado. De acordo com Bertolucci, o produto acaba deixando o cabelo muito flexível, pois estimula um selamento cuticular, o que o condiciona para pentear.

“Já o shampoo age como um tensoativo. Assim como um detergente, ele cria uma ponte de hidrogênio entre a superfície (o cabelo) e as moléculas de gordura. Quando a água bate nele, a molécula sai. Então, na verdade, não é ele quem limpa os fios, mas sim a água. O shampoo apenas cria essa ponte”, ele explica.

Continua após a publicidade

E continua: “O shampoo é mais alcalino, portanto quando o fio é exposto a produtos de pH mais alcalinos, ele fica dilatado. Então, para dias em que for fazer um penteado, é melhor que se lave somente com o shampoo”.

Outra dica importante é apostar em produtos de proteção térmica no momento em que for usar secador, chapinha, babyliss ou qualquer outra ferramenta de calor. O hairstylist indica escolher opções que também sejam modeladores, os chamados termomodeladores.

“Você seca o cabelo depois de ter lavado e aplica o produto para entrar com o babyliss, prancha de frisar ou qualquer outro tipo de ferramenta de calor, para ir montando o penteado”, ele orienta.

Continua após a publicidade

“Com o uso do termomodelador, você dará estrutura para o cabelo, pois ele tem alguns polímeros que deixam o fio mais encorpado, e proteção térmica para não causar danos no cabelo”, completa.

Por fim, para aumentar a fixação do penteado, use fixadores de jato seco ao montar e finalizar o visual. Rafael Bertolucci explica que existem versões de sprays – ou laquês, como são conhecidos popularmente – de jato úmido e jato seco. Porém, no caso dos penteados, é mais indicado trabalhar com a opção seca.

“Os sprays de jato seco não desmancham aquilo que foi feito no preparo do penteado. O úmido também fixa, mas logo começa a fazer com que o cabelo absorva um certo frizz”, explica o profissional.

“Outra dica é usar a opção de fixação suave. Muitas pessoas pensam que o spray extra forte é melhor, mas suaves são mais indicados porque depositam sutilmente o polímero no cabelo e são mais sequinhos, então fazem com que o penteado tenha mais durabilidade”, ele finaliza.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.