Continua após publicidade

Como cuidar dos cabelos grisalhos?

Em alta, os cabelos brancos precisam de cuidados especiais

Por Amanda Ventorin
Atualizado em 21 out 2024, 16h36 - Publicado em 14 jul 2022, 10h00

Quantas celebridades você viu nos últimos anos assumindo seus cabelos brancos? Tendência no mundo da moda e da beleza, os cabelos grisalhos ganham cada vez mais espaço, tornando-se um movimento de aceitação e amor-próprio, mas requerem cuidado especial.

Os fios, quando grisalhos, já perderam algumas propriedades, possuem cutículas mais abertas e ficam mais porosos. Além de ser mais ressecado, com maior tendência a ficar amarelado, o cabelo branco é mais susceptível à ação dos radicais livres. “São mais vulneráveis aos efeitos nocivos da radiação UV, poluição e alterações climáticas e, por isso, exigem maiores cuidados, principalmente com a hidratação e proteção desses fios” conta Ivanilde Itaborahy, farmacêutica da Dermatus.

MAS PORQUE OS CABELOS FICAM BRANCOS?

O embranquecimento ou canície dos cabelos é um fenômeno natural e progressivo que ocorre pela diminuição ou perda da atividade dos melanócitos (células que produzem o pigmento melanina). Os cabelos grisalhos indicam que os melanócitos ficam lentos e produzem uma quantidade menor de melanina.

O envelhecimento capilar é um dos principais fatores que podem afetar a atividade dos melanócitos. Na maioria das pessoas, entre a terceira e a quarta décadas de vida, se inicia o processo de envelhecimento, com a diminuição da produção de melanina por esses melanócitos. Essa perda da função dos melanócitos é progressiva, ao longo de alguns anos. Quando o melanócito deixa de funcionar totalmente e para de produzir melanina, o fio passa a crescer totalmente branco (sem nenhum pigmento).

“Fatores externos como alimentação, nível de estresse, poluição e exposição excessiva a raios solares podem elevar a quantidade de radicais livres, gerando o estresse oxidativo, que compromete a síntese de melanina e, consequentemente levam ao embranquecimento dos cabelos” conta Ivanilde.

O embranquecimento também pode ocorrer de forma precoce por genética ou estar relacionada a déficits nutricionais (como de vitamina B12) ou patologias (vitiligo, alopecia areata, alterações da tireoide).

Continua após a publicidade

QUAIS CUIDADOS TER COM OS CABELOS BRANCOS?

Segundo a dermatologista Valéria Campos, o cabelo branco tem algumas especificidades. “Ele possui uma textura mais áspera e é comum que os fios brancos sejam mais “rebeldes”. A melanina que dá cor aos fios é substituída por bolhas de ar e eles perdem a cor por causa da fase de autodestruição programada dos melanócitos, isso ocorre porque os melanócitos são células responsáveis pela produção do pigmento que é a melanina, a mesma que dá cor à pele”, explica a médica, “Além disso, por serem fios que não tem a mesma quantidade de proteínas dos fios coloridos, os fios brancos perdem a flexibilidade” conclui.

O cabelo grisalho ou branco necessita de cuidados especiais para ficar com uma aparência saudável e elegante. Os fios necessitam de hidratação, fortalecimento e, principalmente, proteção térmica.

O uso de produtos adequados para os cabelos grisalhos, auxilia no cuidado e saúde dos fios. Shampoos e condicionadores matizadores, possuem propriedades antioxidantes e hidratantes, que ajudam a evitar o amarelamento dos fios devido à exposição ao sol. Até perder 100% da cor, o fio pode nascer meio amarelado. Esse tipo de produto ameniza essa condição.

Continua após a publicidade

O cabelo grisalho é mais ressecado. Como ele tende a ficar mais fraco e poroso, acaba tendo dificuldades em absorver água e outros nutrientes essenciais. A hidratação é uma das formas mais simples e fáceis de cuidar dos fios acinzentados, já que pode ser feita por meio de uma rotina caseira de cuidados. Invista em cremes de hidratação ricos em nutrientes que potencializem a força dos fios, responsáveis pelo brilho e maciez.

Como os cabelos estão sem pigmento, e consequentemente mais sensíveis, os fios são muito suscetíveis aos danos da radiação. Utilize produtos com filtro solar.

Aparelhos que utilizam fontes de calor como secadores, babyliss ou chapinha, devem ser evitados em cabelos grisalhos. O uso com frequência danifica e leva à quebra dos fios. Em caso de utilização desses aparelhos, um bom protetor térmico é fundamental.

Continua após a publicidade

Os shampoos de pH baixo (ácido) evitam que as cutículas se abram ainda mais, pois isso impedirá que os fios percam nutrientes, massa capilar e água, isso evitará a porosidade, ressecamento e a incidência de frizz, além de pontas desgastadas e duplas.

“Existem produtos específicos para cuidar de cabelos grisalhos e brancos. Eles promovem maior hidratação e previnem danos causados pelo estresse oxidativo. É possível também camuflar os fios brancos através do uso de tonalizantes e tinturas, além de sprays e bastões para camuflagem desses fios” aconselha Ivanilde Itaborahy.

Continua após a publicidade

QUANDO O VERÃO CHEGAR…

Nós sabemos como as altas temperaturas podem afetar (e muito) a saúde dos fios, principalmente os grisalhos. “Por serem mais sensíveis, o cabelo grisalho é mais suscetível aos danos da radiação ultravioleta. A radiação solar acentua o amarelamento e o ressecamento dos cabelos do e, por isso, é necessário maior proteção solar e hidratação” conta a farmacêutica.

Por isso, use produtos com fotoprotetores e aposte em chapéu ou boné durante a estação. Também é recomendando o uso de cremes e máscaras hidratantes e regeneradoras dos cabelos.

“O cloro e sulfato de cobre presentes nas águas da piscina são um dos maiores inimigos dos cabelos grisalhos e brancos, isso porque a alcalinidade (pH) é elevada, abrindo demais as cutículas do fio, tornando-os ainda mais sensíveis, fracos, opacos e até quebradiços” explica a profissional. Para prevenir os danos utilizar o leave-in nos cabelos secos ou levemente umedecidos, e ainda é recomendado, o uso de uma touca, se possível, para aumentar a proteção.

E NO INVERNO?

No inverno, os fios ficam mais ressecados, por conta da baixa umidade , do frio, e da água quente, e do uso constante de ferramentas de calor.

Recomenda-se intercalar os tratamentos de hidratação e umectação. Utilizar uma máscara de tratamento, uma vez por semana, o que vai ajudar a manter a saúde dos fios. “Com a hidratação em dia, introduzir outros tratamentos, como a umectação. Nesta etapa, intercale as aplicações das máscaras hidratantes com óleos vegetais, como por exemplo o de coco, rícino, oliva e argan” aconselha Ivanilde. A temperatura da água nos cabelos deve ser de morna para fria, isso mesmo fria.

Publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.