Basta a temperatura cair um pouquinho para você se sentir liberada para mudar a chave do chuveiro para a posição inverno. “Só que a combinação água + sabonete remove a barreira mais externa da pele”, diz a dermatologista Silvia Zimbres, de São Paulo. Resultado? Vergonha de sair na rua de perna de fora com aquela aparência esbranquiçada.
1. Sabonete
Ainda que você tenha chegado em casa pingando de suor após a academia, a pele não precisa de limpeza em excesso. Opte por sabonetes que tragam na embalagem ingredientes emolientes (hidratantes).
2. Hidratante
Sabe aquele creminho supercheiroso que você sempre compra quando viaja para fora? Ele é ótimo… para perfumar o corpo! Se a intenção é cuidar e hidratar a pele, mude o foco. “Fique com ativos que promovem uma hidratação eficaz, como ureia, ácido lático, lactato de amônio, fitoleites, D-pantenol, ômega plus, PCA de sódio, fucogel, óleos vegetais (uva, macadâmia, maracujá) e manteigas (karité, ilipé, manga)”, diz Silvia.
3. Óleo Corporal
No dia que estiver com pressa para passar o hidratante após o banho, espalhe um óleo emoliente debaixo da ducha, como os com vitamina E, óleo de macadâmia, amêndoas doce, argan e semente de uva. Eles formam uma camada sobre a pele, impedindo a perda de água.
4. Nutricosméticos
“Ingerir peptídeos de colágeno regularmente por pelo menos dois meses aumenta a hidratação e a produção de colágeno I e II e de ácido ialurônico”, diz a dermatologista Flávia Novis.