Clarear os cabelos no sol é perigoso?
É possível clarear os fios dessa forma, mas os raios UV vão fazer você repensar essa ideia
Quando o assunto é ter fios claros, o processo de descoloração pode ser visto como um mal necessário, com todos os danos. E não apenas para os fios, mas para o bolso também, uma vez que o fazer em um salão de beleza pode ser caro.
Por esses e outros motivos, muitas pessoas optam por buscar meios mais “naturais” de clarear os fios: através do sol. “Os raios de sol queimam a melanina dos fios, como o cabelo é composto de células que não se regeneram consequentemente os fios ficam com a cor mais clara” explica Maria Eduarda Pires, dermatologista.
Mas como isso é possível? De acordo com a dermatologista, tomar sol por uma a quatro horas por dia, principalmente no verão, com os cuidados necessários para a saúde capilar clareia os fios naturalmente pela exposição aos raios solares. Além disso, produtos a base de camomila ou clareadores disponíveis no mercado podem facilitar o processo.
OS RISCOS DE SE CLAREAR O CABELO NO SOL
Apesar de parecer algo sem danos, clarear o cabelo no sol pode impactar na saúde dos fios e do couro cabeludo. “Os raios ultra violetas em excesso podem causar câncer de pele, inclusive no couro cabeludo. Quando associado a produtos químicos podem levar a dermatite de contato” alerta José Roberto Fraga Filho, dermatologista.
Além disso, você pode ter fios mais secos e quebradiços pois os raios UV quebram os compostos de proteína (conhecidos como queratina) do cabelo. A falta de queratina pode levar a fios quebradiços e fracos.
E OS BENEFÍCIOS?
De acordo com Maria Eduarda, os raios solares ajudam no crescimento dos fios e na manutenção da saúde capilar, por isso, a profissional recomendA sempre o uso de protetor solar para os fios pois ele reduz a ação dos raios UVA e UVB nas cutículas capilares, assim, mantém os fios protegidos e intactos, deixando o cabelo mais nutrido, hidratado e forte.
É PIOR QUE DESCOLORIR OS FIOS NO SALÃO?
A resposta é não. Isso porque a descoloração é muito mais agressiva, afinal, quando aplicado no cabelo, o descolorante penetra na cutícula dos fios, retirando todo o pigmento e após esse processo o cabelo perde massa capilar, ou seja, fica muito frágil e ressecado.
Porém, não é recomendado clarear os cabelos no sol. “A verdade é que esse processo de descoloração sempre deve ser feito em ambientes protegidos de raios solares e acompanhado de um profissional, afinal, os fios de cabelo podem ficar danificados” finaliza Maria Eduarda.