Os cílios são fundamentais para a proteção dos olhos contra poeira, sujeira e partículas estranhas, agindo como uma barreira natural que ajuda na prevenção infecções oculares e irritações. Além disso, eles também contribuem para a manutenção da umidade adequada na superfície dos olhos, o que é essencial para evitar o ressecamento ocular e outros desconfortos.
Então, cuidar deles não é apenas uma questão de beleza, mas sim uma preocupação indispensável para manter os olhos livres de qualquer problema. A seguir, o Dr. Marcelo Brito, médico oftalmologista, lista alguns segredos para ter cílios mais fortes e saudáveis. Confira:
- Evite esfregar os olhos, pois isso pode causar a queda dos cílios;
- Ao remover a maquiagem à noite, utilize movimentos gentis e delicados;
- Adote uma alimentação equilibrada rica em proteínas e vitaminas, como biotina e vitamina E, que auxiliam no crescimento dos cílios;
- Use máscaras de cílios de boa qualidade, porém certifique-se de não deixá-las secar completamente entre as camadas;
- Evite o uso excessivo do curvex, uma vez que esse hábito pode enfraquecer os cílios.
DICAS EXTRAS
Não é recomendado compartilhar ou emprestar maquiagens, especialmente produtos para cílios ou de uso próximo aos olhos, já que isso pode transmitir bactérias, vírus e outros patógenos que podem se proliferar e causar problemas oculares, como a conjuntivite.
Outro ponto é que, ao apostar em cílios postiços ou alongamentos, vale a pena priorizar as colas hipoalergênicas, para minimizar as chances de desenvolvimento de alergias e reações adversas, como inchaço, coceira, vermelhidão e irritação nos olhos.
O médico indica que produtos tópicos, por exemplo, soros para cílios enriquecidos com peptídeos e vitaminas, também podem ser grandes aliados para torná-los mais resistentes ao longo do tempo, porém, lembre-se de consultar um profissional antes de comprar qualquer um deles.
CUIDADOS COM EXTENSÃO DE CÍLIOS
A extensão de cílios tem sido bastante procurada nas clínicas de estética e salões de beleza, principalmente, por oferecer mais praticidade na rotina, dispensando, muitas vezes, a aplicação do rímel. No entanto, a Thais Giraldelli, especialista no procedimento, alerta que, sem os cuidados adequados, elas podem colocar em risco a saúde ocular.
Segundo Thais, uma das medidas que se deve ter é higienizar a extensão diariamente, a fim de remover o acúmulo de oleosidade e resquícios de maquiagem que, além de interferirem na durabilidade, ainda podem desencadear alergias e infecções nos olhos.
“Com um pincel fofinho de maquiagem, shampoo neutro e água fria, faça uma espuma, esfregue gentilmente com o pincel e enxague com abundância. Não pule as manutenções e sugiro até antecipar caso sinta necessidade. O ideal é repor em. no máximo. 20 dias”, orienta.
De forma geral, o alongamento não costuma interferir nos exames oftalmológicos, mas não deixe de informar o seu médico a respeito dele antes da consulta. Já para as cirurgias oftalmológicas, as extensões de cílios devem ser removidas, para não existir o risco de caírem durante a intervenção.