As argilas são um sucesso quando o assunto é cuidado com a pele, especialmente porque cada cor oferece funções diferentes para o skincare. Aqui, vamos falar sobre os benefícios da argila verde.
“Ela é uma ótima opção para quem busca melhorar a saúde e a aparência da pele”, afirma a dermatologista Vanessa Perusso, que a convite de Ricca explica melhor sobre os benefícios e propriedades deste produto.
Benefícios da argila verde
De acordo com a profissional, a argila verde deve ser a opção número 1 para pessoas com a pele oleosa.
“Ela ajuda a absorver o excesso de óleo e a controlar a produção de sebo, o que pode reduzir o brilho excessivo e a formação de espinhas. Essa versão também tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias que auxiliam na regeneração da derme e na redução de inflamações que podem levar ao desenvolvimento de acne”, explica Vanessa.
Outra característica interessante da argila verde, segundo a profissional, é que ela é um pouco alcalina e isso contribui para o equilíbrio do pH da pele, especialmente em casos de peles oleosas ou acneicas.
Abaixo, ela lista os principais benefícios:
- Controle da oleosidade;
- Efeito purificante e desintoxicante;
- Ação cicatrizante e anti-inflamatória;
- Esfoliação suave;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Ação adstringente;
- Equilíbrio do pH da pele.
Como aplicar argila na pele?
Primeiramente, é preciso lavar o rosto com gel de limpeza, para que as propriedades da argila penetrem profundamente, melhorando os efeitos do produto.
“Ao aplicar, concentre o produto nas áreas mais oleosas, como testa, nariz e queixo”, recomenda. E completa: “A argila deve ser removida após, no máximo, 15 minutos, para evitar que seque completamente no rosto, ocasionando um possível ressecamento da pele após a remoção”.
Por fim, Vanessa afirma que a argila verde pode ser aplicada de uma a duas vezes por semana, especialmente em peles oleosas ou com tendência a acne.