Se você é uma daquelas pessoas que adoram ver novos cuidados de beleza no TikTok, provavelmente já se deparou com vídeos falando sobre o potencial da água de arroz para a pele.
Apesar de parecer estranho especialmente para as pessoas mais jovens, a verdade é que esse líquido é um ingrediente popular para os cuidados com a face há centenas de anos, especialmente nas culturas asiáticas. Por esse motivo, há uma série de evidências que apoiam seus benefícios – e se eles estão alinhados com as ótimas críticas que circulam nas redes sociais.
Diante disso, reunimos alguns estudos e pesquisas que podem ajudar a aprender tudo o que você precisa saber sobre a água de arroz para a pele, desde os benefícios até como usá-la.
O que é água de arroz?
A água de arroz é exatamente o que seu nome diz: o líquido que sai ao colocar água no arroz e depois coar, para separar a água enriquecida. Nos cuidados com a pele, ela geralmente funciona como tônico ou ajuda a acalmar a pele.
Devido ao alto teor de amido, seus benefícios ainda incluem a presença de vitaminas e antioxidantes que ajudam a tratar a derme, iluminando ou clareando manchas escuras e tons de pele irregular, tonificando e firmando, e acalmando inflamações e erupções cutâneas.
Benefícios da água de arroz para a pele
1
Proteção contra radicais livres
A água de arroz é rica em antioxidantes, que podem ajudar a proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. Em um estudo , inclusive, ela se mostrou capaz de bloquear a formação de radicais livres devido à exposição aos raios UV, também sendo eficaz para ajudar a prevenir o fotoenvelhecimento. Já outro estudo descobriu que, quando combinada a alguns outros extratos de plantas, a água de arroz funcionava como protetor solar. No entanto, não é recomendado usá-la dessa forma. Sempre use o filtro solar para proteger completamente a pele.
2
Propriedades antienvelhecimento
A água de arroz também demonstrou em uma pesquisa bloquear a atividade da elastase, uma das enzimas que quebra as fibras elásticas e causa rugas e flacidez à medida que envelhecemos. Contudo, mais estudos são necessários para compreender melhor seus potenciais benefícios antienvelhecimento.
Hidratação
A água de arroz tem propriedades hidratantes e pode ajudar a suavizar a superfície da pele e melhorar sua textura.
4
Acalma a irritação
Rica em amido e vitaminas, a água de arroz pode ajudar a acalmar a pele irritada. Os estudos são limitados, mas alguns sugerem que a água de arroz pode ter efeitos antiinflamatórios que podem ajudar em doenças como pele seca e eczema. Embora não existam estudos conclusivos que comprovem esses benefícios, faz sentido que uma solução rica em nutrientes contendo ingredientes hidratantes e antiinflamatórios ajudem essas condições.
5
Pode desaparecer a hiperpigmentação
Aqui também são necessárias mais pesquisas, porém é possível que água de arroz tenha efeitos de clareamento da pele, o que pode ser potencialmente útil para o desaparecimento da hiperpigmentação. Isso se deve ao inositol, um açúcar encontrado nesse líquido que, em estudos, demonstrou ter efeitos potenciais de clareamento ou clareamento da pele. Assim, acredita-se que o uso da água de arroz também possa trazer esses benefícios em pessoas com hiperpigmentação.
É possível ter efeitos colaterais
A menos que você seja alérgico ao arroz, os profissionais envolvidos nos estudos e pesquisas afirmam que não há muitos efeitos colaterais com os quais você precisa se preocupar ao usar água de arroz.
Se você tem pele muito seca ou desidratada, o líquido pode não ser a melhor escolha porque pode ter efeitos secantes. Já para algumas pessoas, a água de arroz pode deixar uma sensação pegajosa na pele, o que pode incomodar. Se quiser evitar isso, o indicado é usar a água com moderação e secar completamente antes de aplicar outros produtos.
Como usar a água de arroz
A água de arroz é adequada para uso uma ou duas vezes ao dia após a limpeza. Para anular quaisquer efeitos de ressecamento e manter a pele hidratada, é uma boa ideia aplicar hidratante depois.
Vale ressaltar que, como com qualquer outro produto para a pele, o indicado é começar com um teste de contato em uma pequena área da pele para ver como ela reage.
Para fazer sua própria água de arroz, mergulhe meia xícara de arroz em duas xícaras de água e deixe descansar por 30 a 60 minutos. Depois de coar, a água do arroz está pronta para ser usada na face.
É importante saber também que é necessário fazer o líquido regularmente para que não estrague, uma vez que, quando parado, ele pode ficar contaminado com bactérias, podendo causar infecções de pele.
Caso você prefira, também é possível comprar produtos que contenham água de arroz ou extrato de arroz em sua composição, já que, para muitos, esta é uma maneira mais fácil e de baixa manutenção de incorporar essa opção na rotina diária de cuidados com a pele.