Dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS) divulgados em 2022 apontam que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking internacional de cirurgias plásticas, sendo que a abdominoplastia está entre as mais realizadas no país.
Frequentemente procurada por pessoas que ganharam muito peso na gravidez ou que passaram por um processo de emagrecimento (pós bariátrica, por exemplo) e desejam minimizar a flacidez, a abdominoplastia tem o objetivo de remover o excesso de pele e gordura da região do abdômen.
Devido ao fato do procedimento ser muito complexo, mais invasivo e exigir um tempo de recuperação maior, muitas pessoas acabam tendo uma série de preocupações em relação a ele. Pensando nisso, a Dra. Patrícia Marques, médica cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, lista o que é necessário saber antes de fazer uma cirurgia deste tamanho. Confira:
- Precisa perder peso antes da cirurgia?
De acordo com a especialista, a resposta para essa questão é SIM.
Isso por causa de dois motivos: o primeiro é que o sobrepeso aumenta o risco da cirurgia, e o segundo é que, como o excesso de pele vai ser retirado, se o paciente continuar perdendo peso depois, vai ficar com pele sobrando novamente e terá que se submeter à outra intervenção cirúrgica.
- Fica uma cicatriz muito grande?
De modo geral, SIM, a cicatriz realmente é grande.
Ela tende a ficar em cima, pegando todo o abdômen, de um lado para o outro. Já se vai ficar grossa ou fina, é um aspecto que depende de diversos fatores, entre eles, o organismo da pessoa e a sua capacidade de recuperação e a presença ou não de doenças crônicas e hábitos saudáveis.
- A abdominoplastia emagrece?
A abdominoplastia NÃO tem o foco de promover a perda de peso. Se você quer emagrecer, deve fazer algumas mudanças no seu estilo de vida, por exemplo, adotar uma alimentação mais saudável e praticar exercícios regularmente.
- E quanto às estrias, elas vão sumir?
Antes de tudo, é fundamental lembrar que a abdominoplastia é uma operação realizada do umbigo para baixo. Sendo assim, as estrias localizadas acima dessa parte do corpo, não devem sair junto com o excesso de pele removido, já as que estiveram abaixo, sim.
- Como é o pós-operatório?
A respeito dos cuidados necessários após a abdominoplastia, é importante ressaltar que, pelo menos na primeira semana, o paciente precisará de uma ajuda para se locomover, cozinhar e cumprir outras tarefas do dia a dia.
Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios podem ser precisos para tratar desconfortos na área operada, como inchaço, dor e sensibilidade. Além disso, utilizar malhas compressivas e fazer sessões de drenagem linfática são práticas recomendadas.
Para finalizar, a cirurgiã plástica destaca a importância de escolher com cautela um profissional para a operação, avaliando, principalmente, se ele é qualificado, sua formação e experiência. “É necessário conhecer o trabalho do médico que vai realizar o procedimento e confiar em seu trabalho, como também entender todo o processo de recuperação da cirurgia”, diz Marques.