Continua após publicidade

A hora e a vez da suplementação de colágeno oral

Conheça os benefícios do nutricosmético para a manutenção da saúde e beleza da pele, cabelos e unhas

Por Abril Branded Content
Atualizado em 13 nov 2024, 13h29 - Publicado em 12 nov 2024, 16h37
iStock
 (iStock/Divulgação)
Continua após publicidade

Você provavelmente já sabe que o colágeno, um dos principais componentes do corpo humano, é fundamental para o organismo.

Para se ter uma ideia, aproximadamente 30% de toda a proteína corporal é composta por essa substância, que tem entre suas principais funções promover sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes. Em outras palavras, ela é responsável pela resistência e integridade dos ligamentos, ossos, cartilagens, músculos e articulações, entre outros. 

O colágeno ainda contribui, e muito, para a firmeza e elasticidade dos tecidos, um fator importante para a saúde e beleza da pele, cabelo e unhas. Ou seja, a proteína é fundamental para que o corpo funcione bem por dentro e fique saudável e bonito por fora. 

Mas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, depois dos 30 anos a produção dessa proteína cai, em média, 1% a cada ano. E, pior, a partir da menopausa essa queda chega a 30% ao ano. Além disso, alguns hábitos como a má alimentação, a exposição excessiva ao sol e o tabagismo podem acelerar sua degradação.

É aí que entra a importância da suplementação de colágeno por via oral, que apesar de ainda ser cercada de mitos, já se mostrou capaz de ajudar a reverter os efeitos da perda da proteína. 

“O suplemento de colágeno oral pode, por exemplo, promover a firmeza e a elasticidade da pele, melhorar a aparência e a saúde dos cabelos e das unhas. No entanto, alguns cuidados como a escolha de um produto de alta qualidade e a consulta com um profissional de saúde podem potencializar esses efeitos, garantindo uma abordagem segura e eficaz para o bem-estar geral”, conta Renata Araujo, gerente médica de Profuse, marca de dermocosméticos do Aché Laboratórios.

Continua após a publicidade

Ação de dentro para fora

Entre os suplementos de colágeno oral com qualidade superior destaca-se Semblé, da linha de nutricosméticos da Profuse.

Ele conta, em sua formulação, com peptídeos específicos do Colágeno Verisol®. Esses fragmentos minúsculos da proteína são reconhecidos pelos fibroblastos (células responsáveis pela produção da substância), de forma a estimular o aumento da fabricação e neutralizar a perda decorrente do processo de envelhecimento ou da degradação provocada por agentes externos. 

Boost de colágeno

Continua após a publicidade

Segundo Araujo, os produtos da linha Semblé foram desenvolvidos com toda a excelência do Aché Laboratórios Farmacêuticos em parceria com dermatologistas. “Por isso, eles contêm ativos cientificamente validados, com propriedades respaldadas por estudos científicos, e seguem os mais altos padrões de qualidade certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), garantindo segurança e eficácia no uso”. 

A linha Semblé Nutricosméticos conta com dois suplementos de colágeno oral:

– Semblé Collagen Ultra: com Colágeno Verisol® (que tem alta afinidade com a pele), Silício Orgânico, Vitamina C e Manganês, livre de açúcar ou glúten, contribui para uma pele mais saudável. Em pó, sem sabor nem cheiro, pode ser diluído em alimentos e bebidas, para um consumo prático na rotina diária.

– Semblé Fort Max: com Silício Orgânico altamente biodisponível, Biotina, Vitamina D, Zinco, Ácido Fólico e outras vitaminas e minerais essenciais, é especialmente formulado para quem quer melhorar a saúde e a resistência de cabelos e unhas. Suas cápsulas softgel são de fácil deglutição, uma opção prática para a correria do dia a dia.

Continua após a publicidade

Quem faz o quê?

Conheça as propriedades dos ativos presentes na fórmula de Semblé: 

– Colágeno Verisol®: forma específica de peptídeos bioativos de colágeno, que atuam diretamente na pele, estimulando o metabolismo da proteína e deixando a pele mais elástica, com rugas mais suaves e menos celulite.

– Silício Orgânico: o mineral promove a melhora da pele e participa da síntese de colágeno e elastina, auxiliando na sua firmeza e elasticidade.

Continua após a publicidade

– Manganês: antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres e ajuda na manutenção dos tecidos conectivos, importantes para a estrutura da pele.

– Silício Orgânico: sua forma altamente biodisponível é mais facilmente absorvida e pode otimizar e aprimorar seus efeitos.

– Biotina: também conhecida como vitamina B7, é essencial para a saúde da pele, cabelos e unhas. Sua deficiência pode levar à queda de cabelo e unhas quebradiças, além de comprometer a manutenção de uma pele saudável. 

– Vitamina D: auxilia no processo de divisão e renovação celular e no funcionamento do sistema imune, mantendo a saúde da pele e a integridade da barreira cutânea.

Continua após a publicidade

– Zinco: antioxidante que contribui para a manutenção do cabelo, pele e unhas.

– Ácido Fólico: também conhecido como vitamina B9, é essencial para processos de divisão celular, promovendo renovação das células e mantendo a pele com uma aparência saudável.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.