Em um mundo ideal, você teria tempo suficiente para lavar e hidratar o cabelo durante o dia, deixando os fios secarem naturalmente (e claro, nenhum deles sairia do lugar). Mas, sabemos que a vida real não é assim. Com a rotina de trabalho, estudos, treinos e, ainda, reuniões importantes logo de manhã, às vezes, só nos sobra a opção de lavar o cabelo à noite (e, com certa culpa, até dormir com ele úmido).
A boa notícia: temos algumas dicas para que o processo não comprometa tanto a saúde e o visual do seu cabelo na manhã seguinte. Só lembre-se de que dormir com o cabelo molhado não pode se tornar um hábito! “Os fios ficam com maior elasticidade e mais sujeitos a danos. Além disso, a umidade prolongada somada ao aquecimento da cabeça em contato travesseiro podem facilitar a proliferação de fungos”, explica a médica Gabriella de Vasconcellos, especialista em tricologia, da Clínica Pontes de Cirurgia Plástica e Cosmiatria, do Rio de Janeiro.
1. Fuja dos xampus pesados
Em vez de fazer a lavagem com produtos leitosos, que são hidratantes, procure usar um xampu mais adstringente. Como diferenciar? Os últimos são transparentes. Isso evita que seus fios fiquem pesados e até com aspecto oleoso.
2. Pule a máscara e o leave-in
Mesmo que seja o dia da semana em que você costuma fazer hidratação com máscara ou que ache difícil ficar sem o leave-in, aguente firme! Eles também deixam os fios mais pesados no dia seguinte – além de o finalizador poder melecar a roupa de cama.
Veja também: 3 atitudes básicas para manter seu cabelo forte e bonito
3. Envolva a cabeça numa toalha de microfibra
Enquanto você segue a sua rotina de beleza noturna (limpa o rosto com água micelar, aplica creme hidratante em todo o corpo e escolhe o seu pijama mais confortável), deixe uma toalha de microfibra na cabeça (ela absorve melhor a água do cabelo). Assim, quando você estiver pronta para deitar, os fios já estarão menos encharcados.
4. Não esqueça de pentear
Dormir com o cabelo úmido e embaraçado? Só se você não se importar em gastar minutos preciosos desfazendo nós antes de ir ao trabalho na manhã seguinte! Drible a preguiça, escolha um pente ou escova indicados para fios úmidos e durma com um peso a menos na cabeça.
5. Tenha uma fronha de seda
O tecido não vai permitir que as cutículas do cabelo fiquem presa no tecido, mantendo-o protegido do frizz. Mais: a seda também reduz o risco de embarace e quebra dos fios.