3 cuidados essenciais ao lavar o cabelo no verão
Especialista fala sobre a frequência da lavagem ideal, truques para prevenir grandes estragos e otras cositas más
Aprenda de uma vez por todas: o processo de lavagem do cabelo não pode ser feito de qualquer maneira! Eis algumas questões sobre o assunto esclarecidas pela top dermatologista Carla Vidal, de São Paulo.
Conselho 1: lavar o cabelo diariamente
Isso porque o suor e fatores externos como água do mar, sol e piscina prejudicam — e muito! — os fios, deixando-os sem vida, mais propensos à quebra e às pontas duplas. E a temperatura da água faz toda a diferença na lavagem: ela interfere tanto na saúde do cabelo quanto na da pele. A água do banho deve ser de morna para fria e o tempo no chuveiro não deve ultrapassar três minutos.
Leia mais: 5 mandamentos de verão para quem pinta o cabelo
Conselho 2: evitar o ressecamento
O mais importante é proteger os fios dos raios UVA e UVB, que estimulam a perda de queratina, oxidam o cabelo e queimam o couro cabeludo. Para isso, não deixe de usar chapéu e protetor solar específico, enxaguar os fios depois de um mergulho na piscina ou no mar e manter a hidratação em dia. Mais: as fãs de secador devem sempre aplicar protetores térmicos e manter o vento do secador a uma boa distância dos fios (15 centímetros pelo menos).
Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA
Conselho 3: nunca deixar a água do mar ou da piscina por muito tempo nos fios
É preciso retirar toda e qualquer química encontrada na piscina, além do sal e da areia acumulados depois de um mergulho no mar. Não lavar o cabelo depois de um dia de praia e piscina é um crime contra a saúde capilar. Os cuidados redobram com o cabelo oleoso, que necessita de limpeza mais cuidadosa — sempre com xampus específicos, é claro.
Leia mais: Vinagre no cabelo: prós e contras dessa prática caseira
Dicas extra
Não deixe de colocar em prática truques que fazem toda diferença durante a lavagem:
- diluir o xampu com a mesma quantidade de água;
- esfregar apenas o couro cabeludo;
- usar condicionador somente nas pontas;
- desembaraçar os fios ainda no banho;
- finalizar com água mineral (de preferência fria, para selar a cutícula).