No sábado, dia 28 de outubro de 2023, teremos o maior eclipse lunar até 2025. No entanto, nem todos poderemos ver o fenômeno da forma como gostaríamos. Sobre o Eclipse lunar de 28 de outubro 2023, onde ver e quais os seus significados você entende a seguir.
Este será um eclipse lunar parcial, ou seja, uma parte da Lua entra na sombra mais escura da Terra, fazendo a Lua parecer parcialmente escurecida. Embora não seja tão vívido quanto um eclipse lunar total (também conhecido como Lua de Sangue), o fenômeno do dia 28 pode ser observado a olho nu.
Onde ver o eclipse lunar de 28 de outubro 2023
O Eclipse Lunar será visível em várias regiões do mundo, incluindo Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte e parte da América do Sul. No entanto, aqui no Brasil, o fenômeno será, em sua maioria, penumbral.
Para os observadores no Brasil, a melhor região para observar o Eclipse Lunar de 28 de outubro será o Nordeste, especialmente nas cidades do litoral.
No entanto, mesmo nesses locais privilegiados, a mudança na aparência da Lua será sutil e dificilmente percebida a olho nu.
Isso ocorre porque se trata de um eclipse lunar parcial, onde apenas uma parte da Lua ficará sombreada, dando a impressão de que ela está sendo “mordida”.
Horário do Eclipse lunar de 28 de outubro
O eclipse terá início às 15h01 e se encerrará às 19h26, no horário de Brasília. No entanto, o momento mais impressionante e adequado para observar o Eclipse Lunar, em qualquer parte do mundo, será à noite, quando a Lua estiver no auge de sua luminosidade.
Ao olhar para o Céu, a Lua poderá adquirir uma aparência menos brilhante do que o normal, apresentando uma tonalidade acinzentada ou avermelhada.
Veja os horários do eclipse lunar de 28 de outubro aqui no Brasil:
- Eclipse penumbral começa às 15h01
- Eclipse parcial começa às 16h35
- Eclipse parcial atinge o máximo às 17h14
- Eclipse parcial termina às 17h52
- Eclipse penumbral termina às 19h26
Previsões para o Eclipse lunar
O eclipse lunar, por ocorrer durante a Lua Cheia, que representa o ápice da lunação, por isso, pode ser mais tenso do que o eclipse solar (como foi o dia 14 de outubro, relembre aqui).
O eclipse do dia 28 tem o potencial de deflagrar crises e transformações na área de vida que ele afeta no Mapa Astral de cada indivíduo por até seis meses após a sua ocorrência.
Por isso, é importante saber que o eclipse de 14 de outubro ocorre no signo de Touro (grau 5º09), sugerindo um desejo de crescimento e expansão na esfera material da vida.
Mas cada pessoa pode senti-lo de maneira diferente, porque o eclipse ativa uma área da vida de modo diferente, mesmo que duas pessoas tenham o mesmo signo.
Por isso, você precisa descobrir qual área será ativada pelo eclipse. É só seguir o passo a passo:
- Acesse o Mapa do Céu do Personare aqui
- Insira seus dados de nascimento na calculadora.
- Automaticamente, o site calcula qual área de sua vida será afetada pelo eclipse.
- Para entender o significado dessa influência, basta clicar no botão “leia o significado“.