Continua após publicidade

Chá ajuda a emagrecer? Mitos e verdades sobre essa bebida milenar

Além disso: todo mundo pode beber?

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 17h30 - Publicado em 5 set 2024, 16h00
Entenda como o chá verde combate o envelhecimento precoce
 (jcomp/Freepik/Divulgação)
Continua após publicidade

Quando o tempo está frio, quem não ama um chazinho para esquentar? Essa bebida milenar é muito consumida ao redor do mundo, e pode trazer diversos benefícios para a saúde e o bem-estar. Mas será beber chá ajuda a emagrecer? Confira essas e outras curiosidades:

Mitos e verdades sobre os chás 

1 – Todo mundo pode tomar 

MITO. Algumas pessoas costumam oferecer chás para bebês a fim de aliviar cólicas. Na verdade, o hábito pode até ajudar, mas vale lembrar que crianças antes dos seis meses de idade não devem ingerir nada além do leite materno, que por si só é rico e nutricionalmente completo. Já as mamães que amamentam podem fazer uso de algumas plantas (mas vale consultar um nutricionista para saber quais).

O mesmo vale para quem sofre com hipertensão (pressão alta). Chá verde, cavalinha, carqueja e chá preto são exemplos de chás a serem evitados por quem usa medicação para controle da pressão arterial. Em todo caso, é sempre bom perguntar ao seu médico.

O mais recomendado é ingerir a bebida sem açúcar. Desse modo, o líquido fica mais saudável e você consegue sentir o aroma e o sabor originais.

2 – Você pode beber quanto chá desejar por dia 

MITO. O excesso de algumas ervas, como o chá verde, pode prejudicar o sono, comprometer os rins, causar nervosismo e irritabilidade, provocar dor de estômago e deixar os batimentos cardíacos irregulares. Por isso, assim como outras bebidas, os chás devem ser consumidos moderadamente, sem ultrapassar a quantidade de 3 xícaras por dia.

3 – Alguns chás contribuem para a saúde digestiva

VERDADE. Os chás podem ser verdadeiras fontes de saúde digestiva, aliviando desconfortos, como aquela sensação de peso no estômago e até distensão abdominal.

Isso porque algumas ervas estimulam a produção de enzimas digestivas no corpo, que desempenham um papel essencial na quebra dos alimentos e na absorção dos nutrientes, facilitando o processo digestivo. E muitas ainda possuem propriedades anti-inflamatórias, que reduzem a inflamação no trato digestivo, aliviando sintomas como inchaço, gases, azia e cólicas, para quem sofre com problemas digestivos crônicos ou eventuais.

Gengibre, espinheira-santa, alcachofra e hortelã-pimenta são bons exemplos.

4 – Existem chás que ajudam a dormir melhor

VERDADE. Existem algumas ervas naturais que são cientificamente comprovadas como boas opções para quem precisa de ajuda para dormir, pois possuem propriedades calmantes e relaxantes. Quer experimentar? Aposte na melissa, na valeriana, na lavanda e na camomila.

5 – Tomar chá ajuda a emagrecer

DEPENDE. A bebida pode até contribuir para a sensação de saciedade (alguns tipos também possuem efeitos termogênicos), mas os chás só ajudarão na perda de peso se você também adotar uma dieta saudável e a prática regular de exercícios físicos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.