Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Dicas essenciais para consumir café sem comprometer sua saúde

Veja dicas de como consumir a bebida sem fazer mal para o organismo

Por Ana Paula Ferreira
14 abr 2025, 20h00 • Atualizado em 15 abr 2025, 10h26
Confira como tomar café sem prejudicar a saúde
Confira como tomar café sem prejudicar a saúde (Freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • Uma das bebidas mais consumidas do mundo, o café é conhecido por seus efeitos estimulantes e benefícios para a saúde. No entanto, seu consumo excessivo ou inadequado pode trazer alguns riscos. Pensando nisso, confira a seguir dicas para tomar café sem prejudicar a saúde.

    Dicas para tomar café sem prejudicar a saúde

    1

    Limite o consumo diário

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) recomendam um consumo máximo de 400 mg de cafeína por dia para adultos saudáveis, o equivalente a cerca de 3 a 4 xícaras de café. Quantidades superiores podem causar ansiedade, insônia e aumento da pressão arterial.

    2

    Evite o café em jejum

    Um estudo publicado no British Journal of Nutrition (2018) mostrou que beber café antes do café da manhã pode aumentar significativamente a resposta de glicose no sangue, o que pode contribuir para resistência à insulina ao longo do tempo. A recomendação é consumir a bebida junto com alimentos.

    3
    Continua após a publicidade

    Prefira o café sem açúcar

    Adicionar açúcar ou adoçantes artificiais em excesso pode anular os benefícios do café. Uma pesquisa publicada no Journal of the American Heart Association (2021) associou o consumo regular de café adoçado a um maior risco de doenças cardiovasculares.

    Continua após a publicidade
    4

    Atenção ao horário

    A cafeína tem uma meia-vida de cerca de 5 horas, o que significa que pode interferir no sono se consumida à tarde ou à noite. Um estudo no Journal of Clinical Sleep Medicine (2013) mostrou que ingerir café até 6 horas antes de dormir pode reduzir significativamente a qualidade do sono.

    Continua após a publicidade
    5

    Escolha grãos de qualidade e evite excesso de aditivos

    Cafés de má qualidade podem conter contaminantes, como micotoxinas. Um estudo da Food Chemistry (2018) destacou que grãos orgânicos e torrados adequadamente têm menor risco de contaminação.

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.