Entenda a importância de beber água em jejum: 12 goles que fazem a diferença
Tá... Mas por que 12 goles?
Consumir pelo menos 2 litros de água (ou melhor: 35 mililitros por quilo corporal) ao longo do dia é capaz de fazer maravilhas pelo organismo. E reservar um copo ou dois para beber logo ao acordar também parece ser uma ótima ideia. Mas por que andam falando nas redes sociais que precisamos de exatos 12 goles de água em jejum?
A regra dos 12 goles de água
Não conseguimos encontrar nenhum estudo científico explicando o porquê dessa quantidade. Mas a “regra dos 12 goles” anda fazendo sucesso por aí como uma dica de incentivo para quem tem dificuldade de ingerir líquidos no dia a dia.
Continua após a publicidadeContinua após a publicidadeVer essa foto no InstagramContinua após a publicidadeContinua após a publicidadeContinua após a publicidade
Em vídeos e publicações, internautas e até especialistas recomendam dar 12 goles todas as vezes que você for beber água – e isso inclui pela manhã, antes mesmo de escovar os dentes. A verdade é que esse volume parece ser bem generoso, e se você não estiver acostumada, pode ser melhor ir com calma para evitar desconfortos estomacais.
Mas seja um copo, dois, ou 12 goles, veja as vantagens de apostar na água em jejum:
Benefícios
Nesse horário, a água dá um empurrão inicial para o organismo eliminar as toxinas que sobraram da reparação das células – trabalho que ele realiza enquanto você dorme.
“Esse hábito previne doenças e aumenta o tônus e a elasticidade da pele”, afirma Fábio Cardoso, médico especialista em medicina preventiva e longevidade do Hospital Santa Isabel, em Blumenau (SC), que enumera outros bons motivos para você beber água assim que acordar.
1. Purifica o cólon, favorecendo a absorção dos nutrientes dos alimentos.
2. Aumenta a produção das células do sangue e dos músculos.
3. Equilibra o sistema linfático, facilitando as funções do organismo, além de melhorar o funcionamento do intestino.
4. Ajuda na perda de peso: 500 mililitros de água pela manhã aceleram em 24% o ritmo do metabolismo.
5. Ameniza a sensação de sono e dá disposição para começar o dia.