Tipos de açúcar: descubra como cada um impacta sua saúde
Demerara, mascavo, refinado... São várias as opções para adoçar alimentos e bebidas. Mas, qual escolher? Confira aqui a melhor opção!

Na busca de cortar calorias ou ter uma alimentação mais saudável, muitas pessoas acabam substituindo o açúcar refinado por outras versões para adoçar comidas e bebidas. Mas, afinal, será que realmente há alguma diferença entre os tipos de açúcar?
Aqui, vamos explicar quais são as características das opções mais consumidas pelos brasileiros. Confira a seguir!
Efeitos do açúcar na saúde
O açúcar é um alimento que, quando ingerido em excesso, pode colocar em risco a saúde do corpo, contribuindo para o desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes tipo 2 e problemas cardiovasculares.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) em sua recomendação mais atualizada, o indicado é que sejam ingeridos até 50g de açúcar por dia, o que corresponde a 10% da alimentação de uma pessoa adulta, considerando-se uma dieta de 2 mil calorias.
Vale ressaltar que esses valores devem ser observados levando-se em conta todos os tipos de açúcares, incluindo aqueles que já estão presente nos alimentos naturalmente, como o mel, frutas e leites, por exemplo.
Diferença entre os tipos de açúcar
Buscando minimizar os malefícios do açúcar refinado em especial, muitas pessoas optam por substituir essa versão por outras opções, como mascavo, demerara, de coco, entre outros.
Confira, a seguir, quais são as características de cada tipo.
- Açúcar demerara
É um dos tipos de açúcar mais saudáveis, porque passa por pouco refinamento e não recebe nenhum tipo de aditivo químico.
- Açúcar cristal
É obtido a partir do açúcar demerara após um processo químico de sulfitação, lavagem e remoção do mel.
- Açúcar refinado
Tipo mais consumido pelos brasileiros, o açúcar refinado é obtido através do processo de refino e dissolução do açúcar cristal.
- Açúcar mascavo
É obtido das primeiras extrações da cana-de-açúcar. Apesar de ter as mesmas origens do açúcar refinado, ele não é tão processado, o que ajuda a preservar vitaminas e minerais presentes na cana, incluindo, cálcio, fósforo e potássio.
“No entanto, é preciso levar em consideração que a quantidade desses nutrientes no açúcar mascavo é pequena”, aponta Beth Czerwony, médica especialista em nutrição.
Além disso, o açúcar mascavo tem uma menor tendência em aumentar repentinamente os níveis de açúcar no sangue. Porém, isso não significa que você pode comê-lo sem preocupações. Mantenha sempre o equilíbrio no consumo.
- Açúcar de coco
É extraído da seiva da flor do coqueiro e é a opção mais recomendada para pessoas com diabetes.
- Açúcar de coco
Totalmente natural, ele é feito da seiva do coqueiro. Possui uma cor amarronzada, um sabor levemente caramelado e apresenta alguns nutrientes, principalmente ferro, zinco, cálcio e potássio, porém em quantidade muito pequenas.
“Além disso, também contém a fibra solúvel inulina, que faz com que ele tenha um índice glicêmico mais baixo do que o açúcar comum”, aponta.
- Açúcar orgânico
É considerado o tipo de açúcar mais puro, pois não passa por nenhum processo que envolva agrotóxicos e não é refinado.
Então, qual é a melhor opção?
Quando o assunto é alimentação saudável, os tipos de açúcar mais recomendados são aqueles que passaram por menos processos, pois apresentam mais vitaminas e sais minerais. Nesse caso, os mais recomendados são o mascavo e o demerara.
Vale ressaltar, no entanto, que todos os tipos contêm muitas calorias e, por esse motivo, é sempre importante consumi-los com moderação e consultar um profissional de nutrição que possa ajustar as quantidades ideais para cada pessoa.