Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Por que consumir suco de uva? Entenda os benefícios para seu organismo

Nutricionista afirma que a bebida é uma excelente opção de bebida para manter o bom funcionamento do corpo. Conheça suas vantagens!

Por Ana Paula Ferreira
7 fev 2025, 12h00 • Atualizado em 10 fev 2025, 09h50
Saiba quais benefícios a bebida oferece para a saúde
Saiba quais benefícios a bebida oferece para a saúde (stockking/Freepik)
Continua após publicidade
  • Não dá para negar que tomar um suco de uva junto a um almoço ou jantar dá um sabor ainda mais gostoso à refeição. Mas, além de ser uma delícia, essa bebida que já acompanha a maioria das pessoas desde a infância ainda pode contribuir de diversas formas diferentes para a saúde.

    De acordo com Beatriz Schwan, nutricionista parceira da marca Campo Largo, as uvas estão na forma ideal para consumo entre os meses do outono, ou seja, de março a junho. Com isso, é possível aproveitar ainda mais seus benefícios nesse período.

    “Rica em antioxidantes, como taninos, resveratrol, flavonoides e outros compostos que fazem muito bem para o organismo, a fruta traz inúmeros benefícios à saúde. E quando consumida na forma líquida, combate os radicais livres e previne uma série de doenças, tornando-se uma excelente opção de bebida para manter o bom funcionamento do corpo”, aponta ela.

    Mas isso, é claro, só se aplica aos sucos integrais, e não às versões industrializadas, encontradas nos mercados. Isso porque a bebida integral é produzida utilizando a fruta inteira, incluindo casca e semente. Dessa forma, todas as propriedades serão aproveitadas e estarão presentes no suco.

    Benefícios do suco de uva

    Dito isso, Beatriz apontou quais são os principais benefícios oferecidos pelo suco de uva integral, que vêm desde a semente até a fruta em si. Confira:

    Continua após a publicidade
    1

    Melhora a saúde da mulher

    “Por ser rico em flavonóides, que possuem efeitos anti-inflamatórios e antitumorais, o suco de uva integral reduz a ação dos radicais livres, o que auxilia na regeneração das células e ajuda a prevenir doenças relacionadas à saúde da mulher”, aponta a nutricionista.

    2

    Previne doenças

    Como explica Beatriz, os polifenóis – micronutrientes derivados das plantas, que estão presentes no suco de uva por causa da fruta – são muito conhecidos por protegerem o organismo contra doenças crônicas e cardíacas, além de controlar os níveis de açúcar no sangue.

    Ainda segundo a especialista, alguns estudos relacionam a procianidina, presente no extrato da semente de uvas, como uma substância que não só previne o câncer, como também diminui os efeitos colaterais da quimioterapia na saúde. Essa substância possui propriedades antioxidantes que protegem as células.

    Continua após a publicidade
    3

    Controle do colesterol

    Também devido aos flavonóides, a bebida ajuda a prevenir o acúmulo de placas de LDL – ou seja, o colesterol ruim – nas artérias, evitando o aparecimento da arteriosclerose, doença que causa o espessamento e endurecimento da parede arterial, podendo levar à morte.

    4
    Continua após a publicidade

    Melhora o sistema imunológico

    “Como o suco de uva integral é rico em vitamina C, seu consumo melhora o funcionamento do sistema imunológico, já que aumenta as defesas do organismo. Além disso, a uva também é rica em vitaminas do complexo B, D, E e K, que ajudam no bom funcionamento das células”, aponta Beatriz.

    Continua após a publicidade
    5

    Ajuda na digestão

    O consumo de uva também tem como reação a liberação de óxido nítrico no organismo. Este, por sua vez, é uma substância essencial para relaxar as paredes do estômago.

    Continua após a publicidade

    “Por isso, uma taça de vinho antes ou após as refeições potencializa a absorção de nutrientes dos alimentos. Isso, contudo, não impede que a bebida alcoólica seja substituída pelo suco integral”, sugere a nutricionista.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.