Saiba como a maçã pode ser uma fruta ideal para sua dieta!
Fruta possui diversos benefícios parar a sua saúde!
A maçã é uma fruta originária da Ásia e historiadores sugerem que seu cultivo tenha começado há mais de dois mil anos no sul da Ásia e do Caúcaso. Por causa das migrações, no século 17 a maçã chegou ao continente americano e em regiões da África e Oceania. No Brasil, o cultivo começou com os colonizadores portugueses. E, tirando a parte histórica da fruta, ela também é rica em nutrientes e seu consumo ajuda quem está em processo de emagrecimento ou ganho de massa muscular.
Dentre os vários benefícios da maçã estão as suas propriedades antioxidantes e anticancerígenas, devido à quantidade de polifenóis e flavonoides presentes especialmente na casca. Essas substâncias combatem os radicais livres e ajudam a retardar o envelhecimento, porque preservam as células. A maçã contém, ainda, vitaminas B1, B2, niacina, sais minerais, fósforo e ferro, e é rica em pectina – fibra solúvel que melhora a microbiota intestinal e aumenta o bolo fecal.
“A pectina é uma fibra solúvel que também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, reduzir o colesterol e combater a prisão de ventre”, resume a engenheira de alimentos Helena Sanae Kajikawa, gerente de Ciências e Pesquisas da Yakult do Brasil.
Outro componente da maçã é a quercetina. Esse flavonoide natural possui propriedades anti-inflamatórias, antiviral, antialérgica e de proteção cardiovascular, por prevenir o aumento das taxas de colesterol e manter os níveis ideais de glicose e triglicerídeos.
O sabor característico da maçã deve-se à presença de açúcares e a uma pequena quantidade de ácidos orgânicos, principalmente o málico. “A maçã contém, ainda, 85% de água e aproximadamente 60 calorias por 100g, o que faz da fruta uma excelente opção, inclusive para pessoas que buscam manter o controle de peso”, destaca a engenheira.
A ciência comprova
Vários estudos relatam os benefícios da maçã para a saúde. No artigo ‘Metabolic and cardiovascular benefits of apple and apple-derived products: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials’, pesquisadores sul-coreanos mostraram que o consumo de maçãs poderia melhorar os níveis de colesterol no sangue.
Já os autores da revisão científica ‘A comprehensive review of apples and apple components and their relationship to human health’ relatam que maçãs e produtos derivados da maçã têm sido associados a efeitos benéficos sobre risco, marcadores e etiologia do câncer, doenças cardiovasculares, asma e doença de Alzheimer.
Trabalhos recentes sugerem, ainda, que esses produtos podem estar associados a melhores resultados relacionados ao declínio cognitivo do envelhecimento, diabetes, controle de peso, saúde óssea, função pulmonar e proteção gastrointestinal.
Suco de maçã
Os autores da revisão científica ‘Health benefits of applejuice consumption: a review of interventionaltrials on humans’ afirmam que o consumo de suco de maçã pode ser uma maneira conveniente de aproveitar os efeitos na saúde dos componentes bioativos presentes na fruta. Dos 67 estudos revisados – 20 em humanos – o consumo de suco de maçã foi associado a vários marcadores de saúde cardiovascular que podem ser relevantes para câncer e doenças neurodegenerativas.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp





