Continua após publicidade

Tomar refrigerante todo dia pode causar câncer de cólon, aponta estudo

Pesquisa feita nos Estados Unidos apontou o risco do consumo de refrigerante devido ao xarope de milho presente nas composições

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h35 - Publicado em 16 out 2023, 10h00
Entenda a relação entre o consumo de refrigerante e o risco de câncer
Entenda a relação entre o consumo de refrigerante e o risco de câncer (Wirestock/Freepik)
Continua após publicidade

Não é nenhuma novidade que o refrigerante, independentemente da marca ou sabor, causa problemas significativos para a saúde, especialmente por seu excesso de açúcar e ingredientes nada saudáveis.

O risco, contudo, pode ser ainda pior segundo um estudo: ele pode causar câncer de cólon – o terceiro mais comum entre os homens e mulheres no Brasil.

A pesquisa foi motivada pelo aumento nos casos de câncer de intestino em pessoas com menos de 35 anos de idade nos Estados Unidos. A partir daí, os cientistas descobriram que a glicose e a frutose, encontradas em bebidas adoçadas com xarope de milho, na verdade aceleraram o crescimento de tumores intestinais em ratos.

Refrigerante aumenta o risco de câncer de cólon

O estudo foi feito com ratos propensos ao câncer intestinal,  que foram alimentados com xarope de milho rico em frutose – o que equivale a menos de uma lata de Coca-Cola por dia para um ser humano.

Como resultado, foi constatado que o tumor “comia diretamente o açúcar”, pois ele usava a frutose e glicose em conjunto “para mais do que duplicar a sua taxa de crescimento”.

Continua após a publicidade

É importante ressaltar, contudo, que os testes foram realizados em ratos que foram geneticamente modificados para serem propensos ao tumor. Sendo assim, é possível que isso não represente necessariamente o que aconteceria com os seres humanos.

Ainda assim, os responsáveis pelo estudo ressaltaram que cortar o xarope de milho rico em frutose é uma ótima ideia, quer haja ou não uma ligação direta ao câncer, devido à sua estreita ligação com a obesidade.

Como diminuir o consumo?

Se você tem dificuldades em parar de beber refrigerante ou até mesmo em diminuir a quantidade consumida, uma boa ideia é tentar substituí-los.

Continua após a publicidade

“Essas bebidas contêm muitos aditivos artificiais. Deixá-las de lado diminui a perda óssea causada pela acidez e, claro, economiza o consumo de muitas calorias vazias”, diz a nutricionista Flávia Cyfer, do Rio de Janeiro.

E continua: “Águas saborizadas industrializadas possuem os mesmos componentes dos refrigerantes. Melhor mesmo é fazer sua própria bebida à base de água com gás”.

Abaixo, ela dá três ideias de sabores:

  • 100 ml de água com gás + 100 ml de suco de uva integral
  • 100 ml de água com gás + suco de 3 limões + folhas de hortelã + xilitol para adoçar (opcional)
  • 100 ml de água com gás + 100 ml de suco de laranja
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.