Quem quer emagrecer pode comer pão? Descubra a verdade em 5 mitos
Nutricionista esclarece as principais dúvidas relacionadas ao consumo do pão
Seja acompanhado de requeijão, manteiga ou até mesmo uma boa geleia, o pão faz parte da rotina diária dos brasileiros, sendo, muitas vezes, considerado indispensável para um café da manhã saboroso. No entanto, quando falamos em perder peso, é comum que esse alimento seja um dos primeiros a serem riscados da dieta. Mas, afinal, é verdade que quem quer emagrecer não pode comer pão?
Para esclarecer essa e outras dúvidas sobre o tradicional e delicioso pãozinho, convidamos a Karla Maciel, nutricionista da Jasmine, marca referência em alimentação saudável no Brasil. Veja a seguir!
Mitos e verdades sobre o pão
Quem quer emagrecer não pode comer pão
Mito
O processo de emagrecimento envolve muito mais do que a exclusão de alimentos específicos e isoladamente. Ele depende especialmente do balanço calórico geral, segundo a nutricionista.
Então, o pão pode sim fazer parte da dieta de quem quer perder peso, desde que seja consumido sem exageros e como parte de uma dieta equilibrada. Ou seja, o mais importante é sempre observar as porções e a frequência com que você come esse alimento.
Se você está tentando eliminar aqueles quilinhos a mais, Karla recomenda priorizar opções mais nutritivas, por exemplo, pães integrais ou de grãos inteiros.
Além disso, pode ser uma boa ideia apostar nos pães de centeio ou multigrãos, pois eles ajudam a promover a sensação de saciedade.
A nutricionista diz que vale adicionar ao pão fontes de proteína magra, como vos, queijo branco ou frango desfiado, além de gorduras saudáveis.
Pães brancos refinados, que apresentam um menor valor nutricional e recheios calóricos ou muito gordurosos, devem ser evitados.
Para pessoas que sofrem com a intolerância ao glúten, os melhores são os pães feitos com farinhas isentas desse ingrediente.
O tipo de pão escolhido interfere no índice glicêmico
Verdade
A nutricionista conta que quem sofre com diabetes deve escolher pães que forneçam nutrientes e ajudem no controle dos níveis de açúcar no sangue, entre eles, os pães integrais, de grãos inteiros, de centeio, de fermentação natural e de aveia.
O valor nutricional do pão francês é o mesmo que do pão tradicional
Mito
Para comparar o pão de forma e o pão francês, é preciso levar em consideração diversos fatores, por exemplo, uso da farinha refinada no preparo, índice glicêmico, teor calórico e outros ingredientes adicionais.
Geralmente, o pão francês conta com menos ingredientes, de acordo com a nutricionista. Por isso, em termos de processamento, pode ser considerado “mais simples”.
O pão de forma, por sua vez, possui conservantes, açúcar, óleos vegetais e outros aditivos químicos, que aumentam a durabilidade do produto, mas podem torná-lo menos saudável.
Entretanto, o pão de forma integral, feito com grãos inteiros e sementes, pode ser mais ideal do que o pão francês, que apresenta um baixo teor de fibras e, na maioria das vezes, menor valor nutricional.
O pão francês e o pão de forma podem ser semelhantes em relação ao índice glicêmico, uma vez que ambos são preparados com farinha refinada. Contudo, o pão de forma integral ou com grãos inteiros costuma ter um índice glicêmico mais baixo.
Vale ressaltar que o pão de forma tende a ter mais calorias, dependendo dos ativos e óleos usados no produto.
Dessa forma, é possível afirmar que o que mais importa é a forma como o pão francês ou o pão de forma é consumido.
Comer pão doce atrapalha o emagrecimento
Verdade
O alto teor de açúcar presente nos pães doces pode causar o aumento dos níveis de glicose no sangue, o que é prejudicial principalmente para pessoas com diabetes ou resistência à insulina. Além disso, essa característica pode colaborar para o ganho de peso.
No entanto, o tipo de pão, a frequência de consumo e a forma como o ingrediente é usado devem ser avaliados. Comer pães doces ocasionalmente, dentro de uma alimentação balanceada, pode não causar problemas para a maioria das pessoas saudáveis.
Pão de forma é uma boa opção para ganhar massa muscular
Verdade
Por ser fonte de carboidratos, que garante energia e ajudam na recuperação muscular, o pão de forma pode ser um bom aliado para quem quer ganhar massa muscular.
Se esse é seu objetivo, a nutricionista recomenda rechear o pão de forma com fontes de proteína, como peito de frango, ovos e atum.