Continua após publicidade

Quanto café tomar por dia? Aqui está o que dizem os estudos

Se você já se perguntou quanto café é muito para tomar por dia, entenda o que apontam os estudos a respeito

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h38 - Publicado em 7 set 2023, 10h00
Confira o que os estudos apontam sobre quanto café tomar por dia
Confira o que os estudos apontam sobre quanto café tomar por dia (Topntp26/Freepik)
Continua após publicidade

Não há como negar que, às vezes, uma dose dupla de café é simplesmente necessária, especialmente nas manhãs de segundas-feiras. Porém, qual é o limite entre o consumo saudável e estar totalmente viciado? Afinal, quanto café tomar por dia? A resposta é na verdade um pouco mais complicada do que você imagina.

Em primeiro lugar: o café é bom para você – dentro do razoável. Ele não só tem um sabor ótimo, mas também oferece muitas outras vantagens para a saúde. Veja a seguir.

Benefícios do café para a saúde

Uma xícara da bebida contém cerca de 1,8 gramas de fibras, nutriente que ajuda na saciedade e já demonstrou ajudar a diminuir o risco de certos tipos de câncer

Além disso, ainda há vantagens mentais, uma vez que o café melhora muitas funções cerebrais diferentes, incluindo memória, humor, níveis de energia e tempos de reação.

Graças a alguns desses efeitos, o café pode ajudar no desempenho da academia. Isso porque a cafeína tem sido estudada há muito tempo pelas suas capacidades de aumento de desempenho, especialmente em provas de resistência.

Com o tempo, o café pode até contribuir para a sua saúde à longo prazo. Foi o que apontaram estudos que associaram a bebida à diminuição do risco de doença de Parkinson, diabetes tipo 2 e doenças hepáticas.

Continua após a publicidade

Sim, o café também pode ajudá-lo a viver mais. Um estudo de 2018 publicado na JAMA Internal Medicine, que analisou dados de 500 mil pessoas no Reino Unido, relacionou o consumo de café com benefícios de longevidade. As pessoas que tomavam uma xícara por dia tinham um risco 8% menor de morrer precocemente, enquanto as que bebiam de seis a sete xícaras tinham um risco 16% menor.

Quer seja um expresso, coado, puro ou misturado, os benefícios do café já pode ser sentido desde sua primeira xícara.

Mas quanto café tomar por dia?

A quantidade de café por dia varia de pessoa para pessoa. Afinal, a cafeína afeta cada um de maneira diferente, ou seja, a mesma substância que torna a bebida tão maravilhosa quando você simplesmente não tem energia pela manhã também pode ser sua ruína.

De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, uma xícara de café normal pode conter de 95 a 200 miligramas de cafeína. A mesma porção de descafeinado normalmente varia entre dois e 15 miligramas, enquanto uma dose de café expresso tem em média cerca de 63 miligramas. Vale ressaltar, ainda que diferentes marcas e variedades contêm diferentes quantidades de cafeína.

Continua após a publicidade

O FDA recomenda que adultos saudáveis limitem-se a 400 miligramas de cafeína – cerca de quatro ou cinco xícaras de café – por dia. Enquanto isso, mulheres grávidas e lactantes devem parar nos 200 miligramas ou menos. Portanto, se, digamos, três xícaras de café por dia podem ser demais ou não, depende realmente do teor de cafeína em sua bebida específica.

Beber muito café pode matar você?

Bem, sua cabeça não explodirá se você beber um pouco mais do que a quantidade recomendada em um determinado dia, mas existem alguns motivos para seguir essas diretrizes sobre cafeína.

No curto prazo, muito café (e cafeína) pode causar nervosismo, dor de estômago, diarréia, aumento da frequência cardíaca e até enxaquecas em algumas pessoas. Como resultado, você pode se sentir irritado, inquieto e ansioso, além de ter problemas para dormir.

Já a longo prazo, o consumo de forma consistente pode até aumentar o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. De acordo com um estudo do American Journal of Clinical Nutrition, as pessoas que bebiam consistentemente seis ou mais xícaras de café por dia tinham um risco 22% maior de desenvolver doenças cardiovasculares em comparação com aquelas que tomavam apenas uma ou duas xícaras.

Continua após a publicidade

Contudo, nem todos os estudos mostram os mesmos resultados! Uma pesquisa apresentada na Conferência da Sociedade Cardiovascular Britânica de 2019 não encontrou nenhuma correlação entre beber até 25 xícaras de café (sim, você leu certo!) por dia e maior risco de desenvolver artérias rígidas, o que pode sobrecarregar o coração, ou aumento do risco de acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.

Como não exagerar?

Embora cada pessoa lide com o café de uma maneira diferente, os especialistas recomendam não tomar mais do que quatro a cinco xícaras por dia, apenas por segurança.

E, como acontece com tudo que diz respeito à saúde, ouça o seu corpo. Um sinal claro de que o hábito de tomar café se tornou prejudicial para você é quando ele é consumido “porque ‘precisa’ dele para continuar a funcionar”.

Nestes casos, o indicado é cortar lentamente a bebida do dia a dia, parando de consumir depois das 14h, trocando o tamanho para pequeno em vez de médio e, ainda, mudando para o descafeinado.

Já se você gosta de café porque ele oferece a experiência relaxante de saborear algo quente durante o dia, é possível substituí-lo por outra bebida quente, como chá de ervas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.