Pipoqueira elétrica: prático, saudável e fácil de usar no dia a dia
Testamos a Poplite Inox da Britânia para avaliar as vantagens e desvantagens. Confira!
Seja para assistir a um filme, aproveitar momentos com os amigos ou até mesmo para fazer um lanche rápido, a pipoca, com certeza, é um dos petiscos mais amados de todos os tempos. Afinal, é praticamente impossível resistir ao cheirinho de milho estourando.
No entanto, a gente sabe que os pacotinhos para micro-ondas e o método tradicional de preparo com óleo na panela nem sempre são as opções mais saudáveis. É aí que a pipoqueira elétrica surge como uma alternativa ideal.
Esse eletrodoméstico, que muitas vezes é esquecido na hora de montar a lista de itens para cozinha, é uma verdadeira solução para quem quer saborear uma deliciosa pipoca sem comprometer o organismo.
E é claro que Boa Forma não poderia deixar de testar esse produto para ajudar você a entender por que ele tem se tornado cada vez mais popular.
A seguir, esclarecemos as principais dúvidas sobre a pipoqueira elétrica e os benefícios que esse aparelho pode trazer para o seu dia a dia.
No final desta matéria, você ainda confere a resenha completa da Pipoqueira Elétrica Poplite da Britânia, uma das opções mais procuradas no mercado.
Como funciona a pipoqueira elétrica?
De acordo com Cristiane Clausen, diretora executiva da Britânia, a pipoqueira elétrica funciona com um sistema de ar quente para estourar os grãos de milho.
“Dentro do aparelho, existe um elemento de aquecimento (resistência) que fornece a temperatura necessária para o preparo. Próximo á resistência, tem um ventilador que gira em alta rotação, fazendo com que seja produzido um ar quente com uma temperatura constante. Esse ar quente circula por todo o compartimento onde os grãos de milho são colocados. À medida que os grãos estouram, o ar quente expele as pipocas já prontas pelo bocal do aparelho até o recipiente externo”, explica ela.
Quais os cuidados necessários para preparar pipoca na pipoqueira elétrica?
Ao utilizar a sua pipoqueira elétrica, alguns cuidados são importantes. Um deles é não exagerar na quantidade de milho. Isso porque colocar mais grãos do que a capacidade indicada pode gerar superaquecimento no aparelho.
Além disso, não é recomendado acrescentar óleo junto com os grãos de milho no compartimento da pipoqueira elétrica, pois essa prática pode danificar o aparelho.
“Se o consumidor desejar, pode usar manteiga derretida na pipoca após o preparo. A Poplite BPI01 acompanha tampa dosadora que derreta a manteiga para ser acrescentada após o preparo”, diz a diretora executiva.
Para garantir que as pipocas não caiam para fora e não façam bagunça na cozinha, certifique-se de posicionar um recipiente adequado próximo ao bocal por onde elas são lançadas.
Como manter o bom funcionamento da pipoqueira elétrica?
Para que a pipoqueira elétrica mantenha um bom funcionamento e seja utilizada de forma segura, aqui vão as principais precauções que você deve tomar:
- Nunca abrir a tampa durante o funcionamento, pois o ar quente ou as pipocas podem ser direcionados para partes do seu corpo e causar queimaduras;
- Efetuar a limpeza regular no aparelho;
- Nunca lavar ou mergulhar a pipoqueira elétrica na água;
- Durante o uso, sempre acompanhar o preparo e não deixar o aparelho funcionando sozinho;
- Utilizar o aparelho somente com grãos de milho para pipoca, nunca para aquecer ou preparar outros alimentos;
- Seguir as recomendações que estão no manual da pipoqueira elétrica.
Motivos para ter uma pipoqueira elétrica em casa
1É mais saudável
Fazer pipoca na pipoqueira elétrica é muito mais saudável do que consumir as versões para micro-ondas ou feitas com óleo na panela.
“Não ter a gordura do óleo e nem os aditivos, o excesso de sal e os outros ingredientes adicionados nas opções para micro-ondas resulta em pipocas mais saudáveis e com menos calorias“, comenta Clausen.
Mas, para manter os benefícios do preparo na pipoqueira elétrica, é preciso ficar atento ao que você adiciona depois. Então, evite colocar muito sal, manteiga e outros temperos industrializados.
2Ajuda a economizar
“Além de não precisar utilizar óleos ou gorduras, ela utiliza uma fonte de calor menos intensa (usa um sistema de ar quente), atrelado ao tempo rápido de preparo (em torno de 3 minutos), o consumo energético acaba sendo mais baixo. A baixa manutenção do aparelho e eficiência no preparo do alimento acabam contribuindo economicamente”, afirma a diretora executiva de Britânia.
3É um aparelho prático e rápido
O uso da pipoqueira elétrica é fácil e simples. Basta você conectar o aparelho da tomada, colocar o milho no compartimento, posicionar a sua tigela, acionar o botão de ligar e aguardar poucos minutos até que os grãos comecem a estourar. Não tem necessidade de pré-aquecimento e o processo é bem rápido, demorando em torno de 3 minutos.
“O aparelho é muito prático, rápido e fácil de usar, pois é só colocar o milho e, dentro de poucos minutos, a pipoca está pronta para servir”, ressalta Cristiane.
Não faz tanta sujeira
Como a pipoqueira elétrica não usa óleo, ela faz menos sujeira, o que ajuda a manter a cozinha sempre organizada e evita respingos grudentos nas superfícies. Ou seja, você consegue preparar o seu lanche sem se preocupar com toda a bagunça que vai ter que arrumar depois.
5É fácil de limpar
“Como não há resíduos de óleos ou gorduras, a limpeza acaba sendo simples. Para a parte interna (alojamento dos grãos), requer apenas a utilização de um pano ligeiramente úmido. A parte externa pode ser limpa da mesma forma”, orienta a profissional.
Resenha: Pipoqueira Elétrica Poplite Inox, da Britânia
Pipoqueira Poplite Inox - Britânia
É um aparelho moderno e potente que não utiliza óleo e nem gordura no preparo da pipoca. Com o bico direcionador, garante que a pipoca quentinha caía dentro da tigela, minimizando a sujeira na cozinha. Além disso, vem com uma tampa dosadora, que é perfeita para preparar a medida ideal e que pode ser utilizada para derreter a manteiga e acrescentar após o preparo. Com o sistema porta fio, oferece facilidade na hora de guardar o aparelho.
O que Boa Forma achou do aparelho?
A Pipoqueira Elétrica Poplite Inox, da Britânia, é um produto que se destaca pela qualidade e praticidade. Com um design moderno, ela ainda traz um toque de decoração à cozinha. Apresenta um bom acabamento e é um eletrodoméstico compacto, se encaixando facilmente em qualquer espaço. Em sua tampa dosadora, cabem aproximadamente 100g de milho para pipoca, e o tempo de preparo dessa quantidade é bem rápido, levando cerca de 2 a 3 minutos. Gostei bastante da possibilidade de derreter a manteiga nesse dosador que fica no topo do aparelho enquanto os grãos estouram, pois isso elimina a necessidade de sujar outro recipiente e utilizar o micro-ondas.
Durante o uso, não tive problemas com queimar as pipocas, o que é um ponto positivo. No entanto, percebi que uma pequena quantidade de milho não estourou durante o processo, mas isso não representa uma grande complicação. O barulho que a pipoqueira faz durante o funcionamento pode incomodar algumas pessoas, porém esse inconveniente não ofusca todas as outras vantagens do produto. Ao contrário da maioria dos eletrodomésticos que esquentam, a pipoqueira não conta com o plugue de 20A, ou seja, você não precisa se preocupar com adaptadores ou tomadas específicas. Vale citar que o plástico transparente esquenta durante o uso, por isso, é importante tomar cuidado ao manuseá-lo. Ah, e aqui vai uma dica muito importante: sempre fique de olho no aparelho enquanto ele estoura os milhos, para garantir a sua segurança e que as pipocas caiam certinho na tijela. A limpeza do aparelho é bem simples, especialmente porque nada gruda dentro do compartimento onde os milhos são colocados.
Na hora de guardar o eletrodoméstico, o sistema porta fio faz toda a diferença, evitando que o cabo fique enrolado ou enroscado em outros utensílios. No geral, a Pipoqueira Elétrica Britânia Poplite Inox, da Britânia, proporciona eficiência e agilidade sem comprometer a crocância da pipoca, além de oferecer uma opção mais saudável de preparo.
- Vantagens da pipoqueira elétrica:
– Preparo mais saudável;
– Evita queimar a pipoca;
– Não faz muita sujeira;
– Rápida e prática;
– Ajuda a economizar
- Desvantagens da pipoqueira elétrica:
– Como o preparo não leva óleo e nem outras gorduras, o sal/tempero não gruda na pipoca;
– O barulho que a pipoqueira faz durante o funcionamento pode incomodar;