Continua após publicidade

Pão com manteiga engorda? Como perder peso sem renunciar dele

Um dos alimentos mais consumidos no café da manhã, o pão com manteiga não precisa ser cortado do cardápio de quem faz dieta. Entenda!

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h39 - Publicado em 15 ago 2023, 10h00
Veja como manter o pão com manteiga no cardápio sem prejudicar a perda de peso
Veja como manter o pão com manteiga no cardápio sem prejudicar a perda de peso (Bublikhaus/Divulgação)
Continua após publicidade

O pão com manteiga é um dos alimentos mais populares do café da manhã. Porém, muitas pessoas acabam parando de consumi-lo por acreditarem que ele pode prejudicar a dieta.

A verdade é que a jornada para eliminar os quilos extras e a adesão a um estilo de vida mais saudável não precisa ser restritiva.

Consumir de forma moderada as opções mais populares da primeira refeição do dia é super possível – basta fazer as escolhas certas para ter uma refeição equilibrada e que não prejudique a dieta.

“O café da manhã é uma refeição importante, pois é o momento em que saímos de um período de jejum. Durante o sono, nosso corpo continua trabalhando e gastando energia, mesmo que em menor quantidade e, ao acordar, damos início a outras atividades”, diz Matheus Motta, nutricionista do programa Vigilantes do Peso no Brasil.

“Por isso, é importante que tenhamos um consumo energético para sustentar essas tarefas durante o dia com uma refeição com carboidratos, fibras e proteínas, que também ajudam na saciedade”, aponta ele.

Continua após a publicidade

Pão com manteiga no café da manhã

Centenas de estudos sobre ciência comportamental já mostraram que, quando você se priva de comer o que ama, o resultado tem o efeito oposto ao objetivo. Sendo assim, você pode continuar comendo o pão com manteiga, porém com equilíbrio.

Uma apuração realizada pelo Vigilantes do Peso, inclusive, revelou que o pão está entre os cinco alimentos mais consumidos no café da manhã por seus usuários. Frutas, como banana e mamão, também aparecem entre as favoritas para esta refeição.

“Elas são ótimas fontes de vitaminas e minerais e, quando combinadas com aveia, iogurte e/ou leite desnatado, se tornam uma opção ricamente nutritiva de fibras, proteínas e carboidratos”, afirma o profissional.

Continua após a publicidade

Outra opção proteica são os ovos, que ajudam a manter a saciedade. Além disso, as preparações em que ele é utilizado como ingrediente principal (mexido ou omelete) facilitam a adição de outros alimentos como legumes e verduras, por exemplo.

Segundo Motta, também é interessante considerar queijos com menos gordura, substituir o pão branco pelo integral e optar pelo leite desnatado ou com baixo teor de gordura. Desta forma, é possível ajudar na composição de um menu diversificado, capaz de satisfazer as necessidades diárias.

“Comer bem, não apenas no café da manhã, e adotar outros hábitos ​​para mudanças duradouras, ​​a longo prazo, é a chave para um estilo de vida mais saudável”, ele ressalta.

Sendo assim, não é preciso mudar de forma radical o estilo de vida ou retirar os alimentos que mais gosta de seu cardápio, mas, sim, aprender a ter inteligência para fazer adaptações e boas escolhas que auxiliem no processo de perda de peso.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.