Ora-pro-nóbis: o que é, benefícios e como adicionar na alimentação
Pertencente ao grupo das plantas alimentícias não convencionais, as pancs, a ora-pro-nóbis é versátil e cheia de nutrientes importantes
Diferente de tantas folhas já presentes em nossas refeições, a ora-pro-nóbis ainda é um ingrediente pouco conhecido e aproveitado na cozinha – fato que a fez entrar para o grupo das pancs, abreviação para “plantas alimentícias não convencionais”.
“O termo se refere a espécies comestíveis que não costumamos consumir na alimentação”, explica Vanessa Costa, nutricionista especializada em nutrição estética e saúde da mulher.
“Quando se trata de ora-pro-nóbis, contudo, deveríamos considerá-la mais em nossa rotina alimentar por ela apresentar boas quantidades proteína e minerais em sua composição”, completa.
Com folhas escuras e uma textura próxima a do quiabo, essa planta traz consigo um apelido bastante antigo: carne de pobre. O motivo? Sua riqueza nutricional, especialmente quanto às proteínas.
Segundo relatos, esse nome alternativo surgiu porque, antigamente, pessoas menos favorecidas financeiramente substituíam a carne por essa planta para suprir a necessidade do nutriente.
Este, contudo, não é o único benefícios da ora-pro-nóbis. A seguir, saiba tudo sobre essa planta comestível.
Benefícios da ora-pro-nóbis
De acordo com Vanessa, existem estudos que já apontaram diversos benefícios relacionados ao consumo de ora-pro-nóbis, incluindo a prevenção de problemas de saúde, como constipação, osteoporose e anemia por deficiência de ferro.
“Ela ainda possui propriedades anti-inflamatórias e atividades antioxidantes”, aponta.
Quanto às proteínas, as pesquisas sugerem o teor fique entre 20% a 30%, sendo maior do que alimentos como certas carnes, peixes e ovos.
“Essa panc também possui alta digestibilidade e a presença de aminoácidos essenciais recomendados pela Organização para Alimentação e Agricultura (FAO) das Nações Unidas como necessário para o consumo humano”, complementa a nutricionista.
Outro fator que coloca a ora-pro-nóbis em vantagem diante de outros vegetais poderosos como brócolis, espinafre e acelga é a alta quantidade de minerais, em especial de ferro e cálcio, além da presença de fibras.
Há contraindicações?
Não existem contraindicações conhecidas para o consumo da ora-pro-nóbis.
Contudo, a profissional ressalta que “é sempre recomendado consultar um profissional de saúde, como um nutricionista ou médico, antes de introduzir qualquer alimento ou planta na dieta, especialmente em casos de condições específicas ou alergias”.
Como e quanto consumir?
Vanessa diz que a ora-pro-nóbis pode ser consumida crua, refogada ou cozida, além de adicionada em chás, saladas, sucos ou receitas. Outra opção é desidratar e triturar a planta para enriquecer pães, bolos e massas.
“As folhas são a parte mais consumida e são consideradas de paladar neutro”, aponta.
Em relação à quantidade indicada de consumo, a profissional afirma que não há uma recomendação específica estabelecida.
“O consumo da ora-pro-nóbis pode variar de acordo com as necessidades individuais e preferências alimentares. Porém, é recomendado incluir a planta de forma equilibrada e variada na alimentação, como parte de uma dieta saudável e diversificada.”
Você pode cultivar a ora-pro-nóbis em casa, uma vez que ela é de fácil cultivo e propagação, e tem boa resistência às mudanças climáticas.
Para isso, basta plantá-la e mantê-la em um local que tenha luz solar.
Para incentivar o consumo da planta, Vanessa ensina como fazer a receita de pesto de ora-pro-nóbis.
“Você pode usar no macarrão, no peixe e onde mais a sua imaginação deixar”, sugere.
Ingredientes
- 1 xícara de chá de folhas de ora-pro-nóbis rasgadas com as mãos
- 1/2 dente de alho
- 1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado
- 1/3 de xícara de chá de castanha do pará
- 1/2 xícara de azeite de oliva ou azeite
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer
Triture todos os ingredientes em um mixer ou liquidificador até ficar com uma consistência homogênea.