Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Óleo de abacate: benefícios e como usar na culinária

O óleo de abacate pode beneficiar a saúde de várias maneiras. Veja aqui quais

Por Larissa Serpa
4 out 2023, 13h33 • Atualizado em 21 out 2024, 16h36
óleo de abacate
A especiaria é rica em gorduras boas (chandlervid85/Freepik)
Continua após publicidade
  • A popularidade do óleo de abacate cresceu recentemente à medida que mais pessoas aprendem sobre os benefícios de incorporar fontes de gordura boa em suas dietas.

    A iguaria é uma boa fonte de ácidos graxos, conhecidos por apoiar e proteger a saúde do coração. Também fornece substâncias antioxidantes e antiinflamatórias, como carotenóides e vitamina E.

    E ele também é seguro para cozinhar em fogo alto e pode ser usado de várias maneiras para criar refeições deliciosas e saudáveis para o coração.

    A seguir, tudo que você precisa saber sobre ele.

    Rico em ácidos graxos

    O óleo de abacate é composto por 71% de ácidos graxos monoinsaturados, que são moléculas de gordura que podem ajudar a reduzir o colesterol ruim, como mostra um estudo.

    Dietas ricas em gorduras monoinsaturadas têm sido associadas a vários benefícios à saúde, incluindo proteção contra doenças cardíacas.

    Continua após a publicidade

    Além disso, uma das principais gorduras do óleo de abacate, o ácido oleico, pode ajudar a manter um peso corporal saudável, regulando o apetite e o gasto energético e reduzindo a gordura abdominal.

    É uma boa fonte de vitamina E

    A vitamina E é um nutriente que desempenha funções críticas no corpo. Funciona como um poderoso antioxidante, protegendo as células contra danos oxidativos que, de outra forma, poderiam levar a doenças. O nutriente também está envolvido na função imunológica, na comunicação celular e em outros processos metabólicos.

    Além disso, a vitamina E apoia a saúde do coração, prevenindo a coagulação sanguínea e promovendo o fluxo sanguíneo.

    Uma porção de duas colheres de sopa de óleo de abacate fornece cerca de sete miligramas (mg) de vitamina E, o que equivale a 47% do valor diário.

    Continua após a publicidade

    Contém compostos vegetais antioxidantes e antiinflamatórios

    O óleo de abacate contém compostos vegetais que são conhecidos por apoiar a saúde, incluindo polifenóis, proantocianidinas e carotenóides.

    Esses compostos ajudam a proteger contra danos oxidativos e a regular a inflamação no corpo.

    No entanto, tal como acontece com a vitamina E, o processo de refinação do alimento pode reduzir significativamente seu conteúdo antioxidante.. Se você quiser colher os benefícios das substâncias protetoras encontradas no óleo de abacate, é melhor comprar a versão prensada a frio.

    Pode apoiar a saúde do coração

    Como falado, usar óleo de abacate no lugar de gorduras saturadas, como a manteiga, pode ajudar a reduzir os fatores de risco de doenças cardíacas, como o colesterol LDL, e ajudar a diminuir a inflamação, o que pode ajudar a proteger a saúde do coração.

    Um pequeno estudo que incluiu 13 pessoas com sobrepeso descobriu que quando os participantes substituíram a manteiga por esse óleo em uma refeição rica em gordura e carboidratos, os níveis pós-refeição de colesterol LDL, colesterol total e marcadores inflamatórios como proteína C reativa foram reduzidos .

    Continua após a publicidade

    VALORES NUTRICIONAIS DO ÓLEO DE ABACATE

    Uma porção de uma colher de sopa de óleo de abacate não-refinado contém:

    • Calorias: 124
    • Gordura: 14 gramas (g)
    • Gordura saturada: 1,62 g
    • Gordura insaturada: 9,88 g
    • Carboidratos: 0g
    • Fibra: 0g
    • Proteína: 0g
    • Vitamina E: 3,5 mg ou 23,5% do valor diário

    RISCOS DO ÓLEO DE ABACATE

    O alimento é seguro para a maioria das pessoas. No entanto, aqueles que são alérgicos ao abacate geralmente devem evitar.

    Continua após a publicidade

    Além disso, como todas as gorduras, o óleo é um alimento rico em calorias e deve ser usado em pequenas quantidades. O consumo excessivo de qualquer alimento com alto teor calórico pode levar ao ganho de peso.

    No entanto, adicionar gorduras saudáveis, como óleo de abacate, à sua dieta pode apoiar a saúde geral e ajudar na perda ou controle de peso. Estudos mostram que seguir padrões alimentares com alto teor de gordura, como dietas do tipo mediterrâneo, pode ser útil para apoiar a perda de peso.

    COMO CONSUMIR O ÓLEO DE ABACATE

    Ele é uma gordura versátil que pode ser usada na culinária e na panificação.

    Devido ao seu alto ponto de fumaça, o óleo de abacate pode ser usado em métodos de cozimento em altas temperaturas, como para frituras. Também pode ser usado para acabamento e para fazer molhos e temperos.

    Aqui estão algumas maneiras de usar a iguaria:

    Continua após a publicidade
    • Em molhos para salada e marinadas caseiros
    • Para finalizarpratos de grãos, massas e vegetais assados
    • Para cozinhar carnes, ovos, peixes e vegetais
    • Como substituto da manteiga em receitas como bolos e pães

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.