Corpo à prova de festas: 11 maneira de minimizar ressacas
Nós temos os segredos para evitar os vômitos e dor de cabeça do dia seguinte
Dezembro é um furacão social: entre Natal, festas de confraternização e Réveillon, seu corpo — e possivelmente seu cérebro — sofrem com o consumo de álcool.
“Além do aumento de peso ou sensação de inchaço, que é comum após os excessos, eles também podem provocar dores nas articulações, oscilações intestinais, dores de cabeça/enxaqueca e cansaço”, explica o médico Pedro Andrade.
Mas tem maneiras inteligentes de entrar no espírito festivo e sair dessa com pouca — ou até nenhuma, dependendo do seu organismo — ressaca.
(dica 1)
FALTANDO UMA SEMANA PARA A FESTA:
Fortaleça seu fígado
Se o seu fígado estiver em sua melhor forma, ele estará mais bem equipado para digerir a gordura e apoiar a vesícula biliar — mesmo em tempos de indulgência. Traduzindo: menos ressaca.
Alimentos integrais e alcachofra, beterraba, salsa, coentro, açafrão, curcumina, alho e gengibre ajudam a apoiar a função hepática, então aumente o consumo deles pelo menos uma semana antes da primeira bebedeira.
NO DIA DA FESTA:
(dica 2)
8h:
Coma ovos no café da manhã
Comece o dia com uma omelete de dois ovos, ovos mexidos, ou um lanche de ovos com abacate. Os ovos contêm glutationa, um aminoácido que desintoxica o álcool, para compensar a ressaca. Essa também é uma boa dica para o dia seguinte à bebedeira.
(dica 3)
13h:
Faça um almoço equilibrado
Encha o prato de vegetais verdes, gorduras saudáveis (pense em abacate ou nozes), carboidratos e proteínas, para dar ao seu corpo os nutrientes necessários para lidar com o que vem a seguir. O mesmo vale para o seu jantar.
Uma boa opção é salada de folhas escuras com guacamole + peito de frango + arroz e feijão ou purê de batata-doce
(dica 4)
15h (e o dia todo):
Beba bastante água
Não é só durante a festa que você deve se hidratar com copos de água entre uma bebida e outra. Manter-se hidratado desde o início do dia (e no dia seguinte à bebedeira) reduz os sintomas da ressaca, como sede, fadiga, dor de cabeça e tontura.
(dica 5)
17h30:
Estabilize o açúcar no sangue
Ele não é apenas ótimo para pele: estudos mostram que o aloe vera pode estabilizar os níveis de açúcar no sangue – minimizando a ressaca. Tome 1 a 2 colheres de sopa de extrato de aloe vera antes de sair e novamente antes de dormir.
(dica 6)
18h:
Tome uma cerveja
Você tem nossa permissão. A cerveja é pobre em açúcar, rica em vitamina B e leva mais tempo para beber do que uma taça de champanhe, o que vai te ajudar a beber menos.
E se você está preocupado com o ganho de peso, pode se acalmar. Um estudo descobriu que não há uma ligação direta entre o consumo casual de cerveja e o ganho de peso. O que acaba causando isso são os snacks que tipicamente escolhemos para acompanhar o chopp, como a batata-frita.
Mas, no geral, a cerveja inclusive aumenta a produção de bile, o que nos ajuda a digerir alimentos gordurosos.
(dica 7)
19h:
Mantenha suas bebidas claras
Bebidas claras como vodca são menos propensas a deixar você abraçado ao vaso sanitário no dia seguinte, graças ao seu baixo nível de congêneres – os subprodutos tóxicos que dão sabor ao álcool. Esse produtos irritam os vasos sanguíneos e os tecidos do cérebro e podem piorar a ressaca.
(dica 8)
19h30:
Coma queijo
Uma tábua de frios cheia de queijo é um ótimo lanche entre bebidas. Uma pesquisa da Universidade do Maine descobriu que os laticínios previnem o comprometimento cognitivo causado pelo álcool — como a fala lenta e a tontura, por exemplo.
(dica 9)
2h:
Coma oleaginosas ao chegar em casa
Elas são ricas em vitamina B6, que reduz a náusea. Um lanche com manteiga de amendoim é um ótimo snack antes da cama.
(dica 10)
2h10:
Tome um suco de laranja “especial”
Misture 500ml de suco de laranja com partes iguais de água e adicione ¼ de colher de chá de sal — sim, sal!
Isso interrompe o efeito desidratante do álcool. O sal garante que a água seja absorvida pelo seu corpo e não apenas passe direto por ele.
(dica 11)
NO DIA SEGUINTA ÀS FESTAS:
Coma um bom café da manhã
De acordo com Jamar Tejada, farmacêutico naturopata, a detoxificação de álcool no corpo é um processo exclusivo do fígado, pois é ele quem reconhece algo potencialmente tóxico no corpo. “Esse processo de detoxificação hepática identifica a substância e, por meio de uma sequência de reações bioquímicas complexas que acontecem dentro das células do órgão, modifica a estrutura química da toxina”, pontua.
Mas tem como dar uma ajudinha para o órgão.
Comer um café da manhã farto é um dos remédios mais conhecidos para uma ressaca. Uma razão é que um bom café da manhã pode ajudá-lo a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis. Embora os níveis baixos de açúcar no sangue não sejam necessariamente a causa de uma ressaca, eles costumam estar associados a ela e podem piorar alguns sintomas de ressaca, incluindo náusea, fadiga e fraqueza.
Alguns estudos sugerem que a L-cisteína – um tipo de aminoácido encontrado em ovos, iogurte e aveia – pode ser benéfica para o fim da ressaca, além do zinco – encontrado em nozes, sementes, ovos, laticínios e grãos integrais.
E continue se hidratando bastante ao longo do dia.