Afinal, é preciso lavar o arroz antes de cozinhar?
Hábito muito comum antigamente, lavar o arroz podia influenciar na qualidade do alimento. Veja se ainda é ou não indicado fazer isso
Antigamente, era comum lavar o arroz antes de começar a cozinhar. Hoje em dia, contudo, muitas não têm mais esse hábito, colocando os grãos diretamente na panela sem passá-los pela água.
Mas, afinal, por que isso era feito? Essa ainda é uma etapa necessária? Para esclarecer essas e outras dúvidas, consultamos a nutricionista Edvânia Soares, da Estima Nutrição. Confira a seguir.
Por que se lavava o arroz?
De acordo com Edvânia, a lavagem do arroz serve para remover suas impurezas.
“Essa etapa pode ajudar a remover tanto as partículas de sujeira, poeira ou impureza que estão presentes ali nos grãos, como também eliminar o excesso de amido presente neles”, explica.
“Outro fator é que a água ajuda a tirar o teor de arsênico, um químico que está no solo e na água. Em longo prazo, essa substância pode ocasionar doenças crônicas, como alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares, alguns danos no sistema nervoso, entre outros. Então, lavar ajuda a diminuí-la”, completa.
Por fim, ainda há a questão do odor: por conta do processo de cultivo, o arroz acaba ficando com um pouquinho de cheiro característico. Com a lavagem, também é possível minimizar isso.
Lavar o arroz muda o sabor ou qualidade nutricional?
A nutricionista afirma que a lavagem não prejudica a qualidade nutricional do arroz, assim como sua segurança alimentar.
“Mesmo que haja resíduos ali do solo, quando fazemos a cocção, ocorre a morte das bactérias. Então, o alimento fica seguro. Quanto a questão do sabor e dos odores, podemos usar temperos que vão caracterizar um outro aroma ao alimento”, ela explica.
Então, devemos lavar o arroz?
De acordo com Edvânia, o arroz vendido atualmente nos mercados já é higienizado e, por isso, não precisa ser lavado como era feito antigamente.
“O grão passa por um processo de higienização antes de ser comercializado. Para quem gosta do arroz mais leve, mais soltinho, é indicado fazer sim a lavagem. Mas, quanto a limpeza, ele já é higienizado”, afirma.
Segundo ela, o processo consiste nas etapas de limpeza, remoção de impurezas, polimento e seleção dos grãos.
“Isso acontece com todas as marcas. Todo fornecedor acaba cumprindo esse protocolo justamente para diminuir o risco de contaminação, uma vez que esse processo reduz muito a quantidade da carga microbiana e da questão da umidade, que pode desenvolver fungos. Então, temos a garantia de que ele já é higienizado”, ela ressalta.
Por fim, é importante lembrar que o armazenamento do alimento também reflete em sua qualidade.
“Muitas vezes, a gente acaba tirando o arroz da embalagem original e não faz a higienização do pote onde ele será colocado”, aponta a profissional, ressaltando que, para que os grãos fiquem limpos e prontos para o uso, o local onde eles serão colocados também precisa estar.