Ketchup pode ser um aliado da alimentação saudável: como escolher a melhor opção
Confira a tabela nutricional e os benefícios do condimento para a saúde

O ketchup é um item que faz parte da despensa da maioria dos brasileiros. Porém, muitas pessoas sequer imaginam quais ingredientes fazem parte deste condimento além de, é claro, os tomates. Diante dessa falta de informação, fica a seguinte dúvida: afinal, ele pode ser uma opção saudável? A seguir, vamos esclarecer essa questão!
Do que é feito o ketchup?
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o ketchup é um molho que deve ser constituído de especiarias, podendo levar óleos comestíveis, ovos, sal, açúcar, limão, vinagre e outras substâncias alimentícias aprovadas, de acordo com o gosto de cada um. Além disso, ele pode ter a consistência mais líquida ou cremosa e, no caso dos produtos vendidos no mercado, deve trazer em seu rótulo a denominação da especiaria, seguida da forma de apresentação.
Segundo a Tomate BR, Associação Brasileira dos Processadores e Utilizadores de Tomate Industrial, existe uma média de porcentagem sobre quanto cada item é usado na receita do ketchup.
A cada 100g de polpa de tomate, é usado:
- 40 a 58g de açúcar;
- 5g de sal;
- 30 a 40 ml de vinagre;
- 0,6 a 0,8g de condimentos (especiarias);
- Água (necessário para 35° Brix mínimo).
Quanto a seus benefícios, embora o ketchup não contenha muitas vitaminas ou minerais, ele é rico em licopeno, um carotenoide com propriedades antioxidantes que pode combater o câncer, proteger seu coração e cérebro e oferecer suporte à fertilidade para os homens.
Como escolher a melhor opção de ketchup?
Diante de tantas opções disponíveis no mercado, a melhor forma de escolher um ketchup é considerar suas preferências. Para isso, você pode checar no rótulo as informações sobre os ingredientes usados naquela receita e, assim, decidir baseado em:
- Se você prefere o sabor mais adocicado ou marcado de vinagre e condimentos;
- Se prefere as versões tradicionais ou mais picantes;
- A composição dos ketchups, buscando aqueles com menos conservantes;
- As calorias, caso esse seja um ponto importante para você, já que várias marcas contam com opções zero, light ou também sem glúten e sem lactose.
Além disso, você também pode fazer uma receita em casa, para uma versão menos processada. Assim, é possível moderar a quantidade de açúcar e sal.
Confira a seguir uma opção de preparo, da Nestlé Receitas!
Receita de ketchup caseiro
Ingredientes
- 4 tomates maduros
- 1 colher (chá) de azeite
- meia cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (chá) de vinagre de vinho tinto
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- meia colher (chá) de sal
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
Modo de preparo
Em um liquidificador, bata bem os tomates até ficar homogêneo. Reserve. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente os tomates reservados, o vinagre, a pimenta-do-reino, o sal e o açúcar e cozinhe em fogo médio por cerca de 15 minutos. Deixe esfriar e sirva como acompanhamento.