Continua após publicidade

4 dicas para incluir proteínas em todas as refeições

Nem todo mundo tem facilidade de incluir proteínas em todas as refeições do dia. Mas, com as dicas da nutricionista, isso será bem mais fácil

Por Ana Paula Ferreira
Atualizado em 21 out 2024, 16h39 - Publicado em 21 ago 2023, 16h01
Veja as dicas de nutricionista para incluir proteínas em suas refeições
 (Racool_studio/Freepik)
Continua após publicidade

Incluir proteínas na alimentação do dia a dia é algo fundamental para manter o bom funcionamento do corpo, uma vez que elas desempenham uma função construtora e regeneradora.

De acordo com Liz Galvão, nutricionista parceira da Verde Campo, estes alimentos fazem parte da composição de todas as células e tecidos: formam músculos, esqueleto, pele, cabelos e unhas.

“As proteínas são constituintes básicas de órgãos como coração, pulmão, rins e também do sangue. Além disso, repõem o desgaste natural dos tecidos e formam substâncias vitais para funcionamento e defesa do organismo, como hormônios, enzimas, neurotransmissores e anticorpos”, explica ela.

Hoje, contudo, a correria do dia a dia faz com que muitas pessoas não consumam a quantidade recomendada de proteínas, ingerindo-as em excesso ou em falta – o que, segundo a profissional, pode provocar fraqueza muscular, queda de cabelo, alterações na pele, problemas imunológicos, aumento de peso e até mesmo doenças cardiovasculares.

“O indicado é que o consumo de proteínas seja fracionado ao longo do seu dia, e não concentrado em apenas uma ou duas refeições. Dessa forma, o corpo consegue sintetizar as substâncias de forma mais equilibrada.”

Continua após a publicidade

Pensando nisso, Liz elaborou quatro dicas para incluir proteínas em todas as refeições de forma balanceada e prática.

Como incluir proteínas em todas as refeições

 

1

Fontes diferenciadas

“O corpo humano pode obter proteínas a partir de fontes vegetais, como feijões, amendoim, soja, castanhas, espinafre, brócolis, chia, linhaça, aveia, lentilha e por fontes animais, como leite, carnes, ovos, iogurte e queijo. Variar o cardápio com opções criativas pode ajudar a incluir proteínas desde as principais refeições, até o lanchinho na hora da correria”, orienta a nutricionista.

Como exemplo, ela cita:

Continua após a publicidade
    Continua após a publicidade
  • No café da manhã, ovos com queijo e sementes;
  • Nos lanches, iogurtes com castanhas ou granolas saudáveis;
  • No almoço e jantar, carnes com cereais e leguminosas.
Continua após a publicidade
2

Planejamento

Planejar com antecedência as refeições é fundamental para o sucesso da alimentação e evita que você fique “comendo qualquer coisa” ou até deixar de comer, o que também não é o ideal.

3

Praticidade

“Sabemos que hoje em dia a maioria das pessoas vive uma rotina intensa, então ter opções que facilitam ajuda bastante, como os iogurtes e shakes proteicos, produtos cujo segmentos continuam a crescer”, indica a profissional.

Neste caso, ela diz que é interessante optar por marcas que se preocupem com os ingredientes de boa qualidade e que auxiliem no bem-estar.

Continua após a publicidade
4

Apoio profissional

Fazer uma dieta por conta própria não é a melhor solução para ter resultados satisfatórios.

“Procure um nutricionista para te orientar, calcular as suas necessidades individuais de acordo com o seu organismo e objetivos. Ter uma dieta pré-estabelecida e um acompanhamento constante ajuda a manter a rotina de alimentação e conquistar o bem-estar”, finaliza Liz.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.