Hortelã: a erva que potencializa a memória e beneficia sua saúde
Plus: ela também ajuda no alívio de dores e melhora a digestão
Esta erva é bastante conhecida e usada no Brasil em diferentes receitas, tanto doces como salgadas e em bebidas. Agora, parece que descobriram mais uma vantagem da planta: além de refrescar o paladar, a hortelã pode ser uma grande aliada da memória.
Segundo especialistas da Clínica Mayo, ela é capaz de estimular o cérebro, ajudando a aprimorar a memória e a concentração. Mas é claro que não para por aí: a planta traz outras vantagens para a saúde:
OS BENEFÍCIOS DA HORTELÃ
Para começo de conversa, vale lembrar que as folhas de hortelã são bastante nutritivas por si só: elas contêm magnésio, potássio, ferro, zinco e selênio, além de antioxidantes importantes como os flavonoides. A estrela do show, porém, é o mentol, um dos principais compostos da folha de hortelã e que comporta a maior parte dos benefícios da planta.
Ah, e um ponto importante: se você é sensível à cafeína, o chá de hortelã é uma bebida perfeita para tomar antes de dormir. Ela é livre do composto estimulante, o que significa que não atrapalha o seu sono e ajuda o corpo a desacelerar.
Vamos aos outros benefícios?
Pode diminuir as chances de doenças crônicas
Você provavelmente já sabe que os antioxidantes são muito importantes no combate às doenças crônicas, principalmente as relacionadas ao coração. Esses compostos combatem os radicais livres, que geram alterações no funcionamento celular, causando estresse oxidativo.
Com o tempo, o acúmulo desse estresse pode causar doenças como o câncer, a hipertensão, o diabetes e outras doenças cardíacas, segundo um estudo publicado no Frontiers of Physiology. Tomando chá de hortelã e mantendo uma alimentação rica em antioxidantes, você consegue reverter e retardar esse processo, evitando doenças crônicas.
2Melhora a digestão
Se você precisa de ajuda para digerir os alimentos, saiba: o chá de hortelã é um ótimo aliado. A hortelã é conhecida por acalmar os músculos do estômago, melhorando o fluxo de bile, que o organismo usa para digerir gorduras.
Isso significa que os alimentos e gases vão passar mais rapidamente pelo aparelho digestivo, melhorando desconfortos estomacais. Não só isso, mas a hortelã também funciona muito bem para combater os sintomas de enjoos, que podem ser uma consequência da inflamação causada pela má digestão no estômago.
Melhora dores
Como dito anteriormente, a hortelã tem como uma das suas principais funções acalmar a musculatura, o que também ajuda se você lida ou está lidando com dores. O mentol auxilia com espasmos musculares que podem aliviar os sintomas de contrações uterinas ou cólicas, por exemplo.
A ingestão do chá de hortelã também pode ajudar com isso, porque tem propriedades analgésicas, bloqueando os sinais do sistema nervoso para o cérebro – o resultado? Um aliado perfeito para as dores causadas pela menstruação, dores de cabeça e outros desconfortos.
4Melhora a congestão nasal
Outra vantagem do chá de hortelã é a sua capacidade de melhorar a congestão nasal. O mentol é um descongestionante e afina o muco. Isso significa que colabora para liberar a passagem do ar pelas narinas, além de aliviar inflamações na garganta.
Até mesmo respirar o vapor liberado pelo chá de hortelã pode ajudar a descongestionar o nariz. Interessante, né?!