Higienizar frutas na lava-louças: entenda os riscos dessa prática
Prática até funciona, mas pode trazer alguns problemas
Que a máquina lava-louças é uma verdadeira amiga de quem não gosta de passar muito tempo na cozinha, não podemos negar. E tem gente por aí que está otimizando ainda mais as funções do eletrodoméstico, utilizando o mesmo até para higienizar frutas, verduras e legumes. Mas será que isso funciona?
Infelizmente, essa não é a melhor opção. Segundo especialistas, o maior problema com a prática é a possibilidade de desperdiçarmos todos esses alimentos, uma vez que a alta temperatura do aparelho pode afetar o sabor, a textura e até o valor nutricional. Isso sem falar no risco de contaminação cruzada, ainda que pequeno por conta da água quente: quando os micro-organismos passam de um item para o outro.
É claro que já existem equipamentos com a função de limpar os ingredientes vindos da feira — mas nesse caso, recomenda-se o uso de água sanitária ou hipoclorito de sódio no lugar do sabão.
Para quem não dispõe de toda essa tecnologia em casa, algumas dicas básicas ajudam:
- Lave frutas e hortaliças separadamente para evitar a chamada contaminação cruzada;
- Alimentos com casca precisam passar pela escova ou buchinha (destinada somente para esse uso) para a retirar sujeira superficial. Depois, enxague em água corrente potável;
- Verduras folhosas devem ser deixadas de molho por 15 minutos em uma solução clorada (1 col. de sopa de água sanitária para cada litro de água). Produtos à base de cloro próprios para isso também podem ser usados de acordo com as instruções do rótulo;
- Se quiser higienizar os ingredientes antes de guardá-los na geladeira, sem problemas. Só é preciso retirar bem o excesso de água para que não estraguem rapidamente. No caso das folhas, seque em centrífugas apropriadas, disponíveis no mercado. Para frutas e legumes, utilize papel-toalha.