Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como incluir doces na dieta de forma saudável: dicas de especialistas

Você não precisa eliminá-los totalmente, afirma endocrinologista. Veja os segredos para um consumo mais equilibrado!

Por Juliany Rodrigues
27 ago 2025, 16h00 • Atualizado em 28 ago 2025, 09h59
Dicas de como encaixar doce na sua alimentação sem prejudicar a dieta
Dicas de como encaixar doce na sua alimentação sem prejudicar a dieta | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • Quando falamos em dieta, seja para perda de peso ou para manter uma alimentação balanceada, muitas pessoas acreditam que os doces devem ser eliminados totalmente. Mas a verdade é que a privação não costuma ser uma boa ideia.

    “A restrição extrema pode levar a episódios de compulsão alimentar e, eventualmente, à desistência da dieta”, afirma a Thais Mussi, endocrinologista e metabologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

    De acordo com a médica, o segredo é ter moderação e aprender a fazer escolhas mais saudáveis na hora de consumir doces.

    “Em vez de mergulhar uma colher inteira no pote do seu doce favorito, sirva uma pequena quantidade. Use-a como cobertura em panquecas integrais, waffles ou frutas, para aproveitar o sabor sem exagerar nas calorias”, sugere.

    “Optar por porções menores e saborear os doces com moderação é fundamental para um emagrecimento saudável“, destaca Mussi.

    A seguir, a endocrinologista revela as dicas mais importantes para encaixar o doce na alimentação sem prejudicar a dieta. Confira:

    Dicas de como encaixar doce na sua alimentação sem prejudicar a dieta

    1

     

     

    Avalie sua ingestão calórica

    Continua após a publicidade

    “Se você planeja comer doce, certifique-se de que isso se encaixe em seu plano diário de calorias e nutrientes. Se você sabe que terá um doce, ajuste suas outras refeições para adicioná-lo sem qualquer prejuízo”, ensina a médica.

    2

    Preste atenção aos horários

    “Não há um horário específico ideal para comer doces, mas, pela lógica, de manhã é mais interessante, porque você teria o resto do dia para ‘gastar’ essas calorias“, reflete a endocrinologista.

    A médica afirma que, durante a noite, é mais interessante maneirar no consumo de doces, pois estes podem até mesmo atrapalahar a qualidade do sono.

    3

    Não isole o doce

    Uma boa ideia é incluir os doces como parte de uma refeição, em vez de um lanche isolado. Isso pode contribuir para a redução dos picos de glicose no sangue.

    “A presença de outros nutrientes, como proteínas e fibras, pode retardar a absorção do açúcar.”

    Continua após a publicidade
    4

    Realize substituições inteligentes

    Substitua alimentos ultraprocessados e ricos em açúcares simples por opções mais nutritivas, como frutas frescas e chocolate amargo.

    “Essas substituições podem fornecer fibras, vitaminas e minerais adicionais, enquanto reduzem a ingestão de açúcares refinados e calorias vazias (como refrigerantes, balas e salgadinhos).”

    Continua após a publicidade
    5

    Tenha cuidado ao associar doces e esportes

    “Consumir carboidratos simples, como doces, antes da atividade física pode fornecer uma fonte rápida de energia. No entanto, o momento exato depende da preferência individual e do tipo e intensidade da atividade”, conta Thais.

    6

    Se possível, procure alternativas à ingestão de açúcar

    “Misturar frutas com aveia pode ser uma opção saudável, por exemplo, pois combina carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais. A aveia fornece fibras solúveis que ajudam a regular o açúcar no sangue e a promover a saciedade”, pontua.

    7

    Faça melhores escolhas

    “Os doces com menor teor de açúcar, gordura saturada e calorias são geralmente as melhores escolhas para a dieta”, reforça.

    Priorize o consumo de frutas frescas, chocolates amargos com alto teor de cacau e sobremesas caseiras feitas com ingredientes mais saudáveis, como farinhas integrais e adoçantes naturais.

    Continua após a publicidade

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

     

     

     

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.