Quando o assunto é perder peso, nenhuma pílula mágica ou pó milagroso pode substituir o combo: malhação eficiente + dieta equilibrada. A boa notícia, porém, é que você sempre pode contar com a ajuda de alguns alimentos (poderosos!) que ajudam a turbinar o seu metabolismo e acelerar o emagrecimento. O chá e o café verde estão nesta lista. Mas, qual deles é o mais eficiente? Aqui, a gente explica as qualidades de cada um:
Arranje tempo para o chazinho
Há séculos, o chá verde é utilizado pelos orientais. Além de ser uma bebida saudável, ele ainda contém alta concentração de antioxidantes (adeus, rugas!), protege o coração e ainda facilita a perda de peso. Os dois componentes responsáveis pelos benefícios são: as catequinas, que fornece a maioria dos antioxidantes, e a cafeína, responsável por acelerar o metabolismo.
O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. Um teste de laboratório apontou mais um efeito positivo do chá verde: melhora a memória. Mas os estudos para comprovar mais esse efeito estão só no começo.
Verde é o novo café preto
O ácido clorogênico, presente no extrato, impede que o organismo utilize o açúcar dos alimentos como fonte de energia. Assim, o corpo é obrigado a utilizar o estoque de gordura como combustível. E ainda tem cafeína, que ajuda a acelerar o metabolismo. Contudo, até o momento, somente um estudo revelou o efeito do café na perda de peso. A pesquisa, publicada no Journal of Medical Research International, descobriu que quando o extrato foi adicionado ao café, os voluntários perderam, em média, de quase 5 Kg em 12 semanas. Embora os resultados sejam promissores, novos estudos são necessários para determinar a real eficácia da substância para o emagrecimento.
Resultado
Na batalha entre os poderosos aliados, o chá verde é o grande vencedor, principalmente pela quantidade de substâncias que ajudam a acelerar o seu metabolismo e, consequentemente, emagrecer. “O chá dispara nessa disputa, justamente por sua alta concentração de fitoquímicos benéficos, como os compostos fenólicos (ácido clorogênico), que estimulam a queima de gordura”, revela Luciano Bruno, nutricionista de Piracicaba (SP). Se ainda estava na dúvida em qual dos dois apostar, já sabe: vá de chazinho.