Preparada com ingredientes in natura e livre de itens de origem animal, estas receitas vegetarianas também contribuem para a eliminação de toxinas. Mas são substanciosas: têm uma dose interessante de gordura boa e proteína. “Ricas em vegetais crucíferos, oleaginosas e grãos, elas ainda oferecem vitaminas (A, C e as do complexo B) e minerais (potássio, ferro, zinco e selênio), importantes para uma perda de peso saudável”, complementa Nathalia Fonseca, nutricionista do Rio de Janeiro.
Cardápio sem carne
Neste cardápio de 1200 calorias, a sopa também substitui o jantar – refeição que pede um prato leve e de fácil digestão. A estimativa de perda de peso é de 2 quilos em três dias. Depois disso, varie os vegetais e os grãos das sopas e continue apostando em alimentos com pouca gordura e ricos em fibras, de preferência, em todas as refeições.
Café da manhã: 1 copo (250 ml) de chá de capim-limão + 1 fatia de pão de fôrma integral com 2 col. (sopa) de queijo cottage light misturadas com 1 col. (sopa) de abacate e ervas (orégano, alecrim)
Lanche da manhã: 2 ameixas vermelhas
Almoço: salada de folhas verde-escuras (rúcula, agrião, couve) temperada com 1 col. (sopa) de azeite extravirgem, pouco sal e limão (ou vinagre) + 1 prato (sobremesa) de berinjela e vagem no vapor + 2 col. (sopa) de arroz integral + 1 concha pequena de feijão-fradinho + 4 col. (sopa) de cogumelos (shitake, shimeji) refogados com alho, cebola, salsa e 1 col. (chá) de macadâmias picadas
Lanche da tarde: 1 pote de iogurte sem lactose com 1 col. (chá) de linhaça dourada triturada (ou chia)
Jantar: 1 prato (fundo) de sopa de castanha de caju, brócolis e quinua (ou sopa de maçã verde, abóbora e gengibre)
Ceia: chá de hibisco à vontade (se quiser, acrescente gengibre ou hortelã)