1. Leite
Para algumas mulheres com possível intolerância à lactose, ele fermenta e estufa a barriga. Na dieta, é substituído pelo iogurte (de preferência, sem lactose), que, além de ter uma digestão mais fácil, carrega bactérias benéficas. Elas previnem e tratam o desequilíbrio da microbiota, o que estimula o bom funcionamento do intestino e melhora a absorção dos nutrientes. Com isso, a cintura afina.
2. Pães e massas com farinha branca
Pobres em fibras, são tidos como vilões do abdômen sequinho. O cardápio permite esses alimentos só na versão integral (veja como preparar uma panqueca integral).
3. Feijão
Pode provocar prisão de ventre e gases. Se você não vive sem esse grão, deixe-o de molho na véspera do preparo, na geladeira, trocando a água várias vezes. Isso abranda as fibras e ajuda a evitar a formação de gases.
4. Refrigerante e cerveja
O gás do refrigerante dilata o estômago, assim como a água com gás (veja como deixar a sua água mais gostosa). A cerveja tem lúpulo, substância usada para a fermentação da bebida e que também estufa.
5. Sal
Em excesso, retém líquido e incha.
6. Adoçante
À base de sorbitol, provoca gases.
7. Doce
Cuidado especialmente com as preparações que têm açúcar e farinha branca. Essa dupla fermenta no intestino e também dá gases.