Os melhores parceiros para baixar o IG são os alimentos com uma boa dose de fibras solúveis. “Elas formam uma espécie de gel no estômago e, com isso, retardam a digestão do carboidrato”, afirma a médica ortomolecular Sara Bragança, do Rio de Janeiro. Por isso a ideia de acrescentar aveia à sopa e sementes de chia e linhaça à goma da tapioca (de novo ela!).
Já no recheio, prefira fontes de proteína (carnes, queijos, iogurte e whey ou suplementos de proteína vegetal), que, por ter uma digestão mais lenta que o carboidrato, também é considerada uma aliada na redução do IG, assim como a gordura (castanhas, abacate, azeite e óleo de coco).
Viu? Não é difícil. Só não se esqueça de fazer essas parcerias em todas as refeições – até mesmo no lanchinho da tarde. Veja a seguir os alimentos poderosos contra o IG:
AVEIA
É rica em betaglucanas – fibras solúveis que, em contato com os líquidos presentes nos outros alimentos, formam um gel capaz de retardar a digestão, além de dar saciedade e melhorar o funcionamento do intestino. Por isso, mesmo calórica, vale acrescentar uma colher de sopa de aveia ao mamão e à banana. As sementes de chia e linhaça, assim como o amaranto, têm efeito parecido e podem ser salpicadas em sopas, na massa da panqueca…
BIOMASSA DE BANANA VERDE
Feita com a fruta ainda verde, a biomassa tem amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido pelas enzimas do estômago e não libera glicose. Assim, ela ajuda a reduzir o índice glicêmico das receitas de torta, bolo, smoothie. Serve ainda de base para doces – aliás, ela substitui totalmente o leite condensado do brigadeiro!