Continua após publicidade

O que mudar na dieta e nos treinos após os 20 anos

Entenda o que priorizar para otimizar ainda mais a busca por mais saúde

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 16h34 - Publicado em 19 set 2022, 08h37
dieta e treino aos 20
 (Andrea Piacquadio/Pexels)
Continua após publicidade

Não é segredo para ninguém que o funcionamento do nosso corpo muda com o passar do tempo. Por isso, faz sentido que nossa dieta e os nossos treinos não sejam os mesmos durante toda a vida, não é mesmo? 

Pensando nisso, montamos um especial de reportagens com dicas de melhores estratégias para diferentes faixas etárias: 20, 30, 40 e 50 anos. Nesta primeira matéria, veja o que priorizar se você estiver na casa dos vinte: 

VINTE E POUCOS: TEMPO DE CONSTRUIR BONS HÁBITOS

Você entendeu bem. Neste momento, você tem algumas vantagens: um metabolismo jovem (leia-se: rápido), energia de sobra e mais capacidade de se livrar de uma ressaca. Com um pouco de ajuda extra, no entanto, você pode preservar essas características sem acumular uma “dívida” que seu corpo terá dificuldade em pagar mais tarde. 

NUTRIENTES PARA PRESTAR ATENÇÃO: CÁLCIO E VITAMINA D

Nunca é cedo demais para começar a pensar na saúde dos seus ossos. Isso porque a densidade óssea aumenta até os 25 anos, mas depois começa a cair. Portanto, preste atenção na quantidade diária recomendada de cálcio por dia: cerca de 1000mg. Enquanto os laticínios são boas fontes do nutriente, tofu, leguminosas e frutos do mar também o são. 

Já a vitamina D fortalece os ossos e ajuda o corpo a absorver efetivamente o cálcio. O meio mais conhecido de obter a vitamina é por meio da exposição solar, mas alguns alimentos também a concentram, como peixes e ovos. A suplementação só pode ser feita com indicação médica. 

CORPO AOS 20

Ninguém é invencível. Durante esta década, você pode até ser mais resiliente do que pensa, mas ainda assim é preciso adotar bons hábitos. Isso porque:

Continua após a publicidade

1

RESSACA

Como seu cérebro não está totalmente desenvolvido até os vinte e poucos anos, há um risco elevado de danos ao órgão. O consumo excessivo da substância pode prejudicar o desenvolvimento das regiões envolvidas na atenção e na memória. 

Tente não ultrapassar quatro doses (cerca de quatro taças de vinho de 100ml, ou quatro latas de cerveja) em um único evento ou 10 doses em uma semana. 

2

HORÁRIOS IRREGULARES DE SONO

Temos a tendência de dormir mais profundamente quando jovens. Portanto, o sono que você obtém nessa etapa da vida é crucial. O ideal são entre sete e oito horas de descanso por noite, mas esse número pode variar de pessoa para pessoa. 

3
Continua após a publicidade

DIETA RUIM

Um estilo de vida desequilibrado pode levar ao armazenamento de gordura que até mesmo um cronograma de treinamento pesado terá problemas para queimar. Mas a massa muscular mais alta e a flexibilidade metabólica (isto é, capacidade de queimar calorias) de mulheres na casa dos vinte significa que perder peso pode ser mais fácil nesse período. Portanto, comece a melhorar as escolhas alimentares desde já!

CHECK-UP

Exames como o papanicolau serão solicitados pelo seu ginecologista frequentemente como formas de prevenir infecções sexualmente transmissíveis (HPVs) e outras condições. Agora, é hora de começar a cuidar da sua saúde sexual — e conversar com um profissional sobre as melhores formas de se proteger durante o sexo. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.