Continua após publicidade

Como combater o desperdício com tecnologia

O Brasil joga fora 41 mil toneladas de comida por dia. App cria alternativa contra o desperdício gerando caixa aos estabelecimentos e desconto aos clientes

Por Victoria Theonila
Atualizado em 21 out 2024, 16h34 - Publicado em 10 ago 2021, 09h00
desperdício de comida
Em 2019, o desperdício de comida foi de 931 trilhões de toneladas, cerca de 17% da produção total de alimentos no mundo. (Peter Dazeley/Getty Images)
Continua após publicidade

O desperdício de alimento é uma pauta cada vez mais presente nas mesas. O que você faz quando nota que um alimento está prestes a vencer? Segundo o Índice de Desperdício de Alimentos 2021, “em 2019, foram 931 milhões de toneladas de alimentos desperdiçados, ou seja, cerca de 17% da produção total de alimentos do mundo foram para o lixo”.

A tecnologia já caminha a passos largos no desenvolvimento de soluções para minimizar esse problema. Esse é o objetivo do b4waste, um aplicativo que surgiu para o combate ao desperdício na cadeia do varejo, criando uma alternativa ao consumo consciente. “Para o consumidor é uma oportunidade de gastar menos por produtos em perfeito estado, de excelentes marcas, com uma compra centralizada em apenas um app, contribuindo para a conservação do planeta e acelerando a cadeia produtiva de empreendedores locais”, diz Luciano Kleiman, um dos empresários por trás dessa alternativa.

O Brasil é responsável por jogar fora 41 mil toneladas de comida diariamente. Reduzir o desperdício de alimentos no ciclo completo (produção, comércio, setor de serviço de alimentos e casas) ajuda até mesmo na redução dos custos de produção inicial, uma vez que o sistema ficaria mais eficiente. A proposta tecnológica de b4waste, une os estabelecimentos (empórios, supermercados e restaurantes) que precisam encontrar um destino para produtos próximos da sua data de vencimento, e o consumidor, que vai comprar de forma sustentável marcas de prestígio com descontos de, no mínimo, 50%. “E nosso app garante automaticamente segurança de consumo de itens dentro dos seus prazos de validade, retirando-os da plataforma na data limite para consumo”, completa Kleiman.

Já em casa, pequenas mudanças nos hábitos diários podem ter um importante impacto na redução do desperdício de alimentos que estão próximos ao vencimento. A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), publicou uma lista com alguns hábitos simples, porém essenciais, como:

  1. Verifique sua geladeira antes de sair às compras. Faça uma lista e compre apenas o que você precisa.
  2. Frutas e vegetais de formato irregular ou cascas machucadas podem ser igualmente bons e de qualidade.
  3. Armazene os alimentos entre 1-5 °C para máximo frescor e prazo de validade.
  4. Coloque os produtos mais “antigos” na frente do armário e da geladeira e coloque os mais novos atrás.
  5. Entenda as datas. ‘Consumir até’ indica uma data em que o alimento é seguro para ser consumido, enquanto ‘melhor antes’ significa que a qualidade do alimento é melhor antes dessa data, mas ainda é seguro comer depois dessa data.
  6. Sobrou comida? Guarde-as para outra refeição ou use-as em uma nova receita.
  7. Doe qualquer excedente a terceiros.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.