Na segunda-feira (18), Camila Pitanga compartilhou, em sua conta no twitter, a foto de uma receita que não deu certo. A atriz tentou preparar vários bolinhos – que deveriam ter o formato de corujas –, mas aconteceu o que toda mestre cuca principiante teme: saíram completamente queimados. Aí, o jeito foi pedir a ajuda da amiga Bela Gil. Veja o clique:
Para evitar que isso aconteça em suas futuras invenções culinárias, convocamos dois experts no assunto: Eliane Contreras, nossa editora de nutrição, e Luciano Klauberg, cake designer do Casacuka Decor (PR). Confira as dicas e arrase no próximo bolo:
1. Esquecer o fermento (ou colocar menos do que a quantidade indicada)
“Você precisa seguir certinho o passo a passo. Se faltar um ingrediente, a receita ‘desanda’. Por isso, fique atenta às recomendações!”, lembra Eliane.
2. Colocar a massa no forno ainda frio
É importante que o ambiente seja preaquecido. “O forno precisa estar quente para que o bolo cresça. Assim, você consegue um bolo fofinho e saboroso”, afirma Luciano.
3. Assar em forno muito alto
“Querer acelerar o tempo de preparo não funciona: o bolo queima (como o da Camila) antes de assar”, avisa a editora.
4. Abrir o forno nos primeiros 20 minutos
“Abrir a tambpa no meio do processo interfere na temperatura e, consequentemente, no crescimento do bolo”, revela Eliane.
5. Tirar o bolo antes da hora
“É importante segurar a ansiedade. Se a receita diz que precisa assar em 20 minutos, espere o tempo certo”, explica Luciano.
6. Bater muito a massa
“Isso ativa o glúten da farinha e faz o bolo crescer muito no forno. Mas, depois, ele murcha”, diz Luciano.