Não precisa de azeite nem óleo: 11 truques para cozinhar de forma saudável

Estas dicas vão te ajudar a economizar tempo na cozinha e ainda manter uma dieta equilibrada

Por Giovana Santos
Atualizado em 21 out 2024, 17h30 - Publicado em 2 set 2024, 14h00
Amigas na cozinha
 (Rawpixel Ltd/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

Sente que precisa comer melhor, mas não sabe por onde começar? Aqui vai uma dica: pela cozinha! Deixar refeições e lanches saudáveis prontos na sua geladeira é a melhor forma de garantir uma dieta mais equilibrada. Mas os ingredientes usados nas preparações também farão a diferença — o segredo é fazer boas escolhas ainda no mercado. Veja algumas dicas que poderão te ajudar:

Truques para cozinhar de forma saudável

1 – Organização é tudo

Reorganizar a sua geladeira (e congelador) faz com que você visualize melhor os ingredientes que você tem em casa e, consequentemente, comece a colocar produtos saudáveis em evidência. Parece bobo, mas a tática pode fazer uma grande diferença.

2 – Menu sempre à mão

Sim, você pode cozinhar com antecedência e já deixar suas marmitas prontas para a semana toda. E você não precisa ter as receitas em mente. Manter os legumes cortados e prontos para consumo facilita a vida. Feito isso, você consegue cozinhar pratos saudáveis em menos tempo.

3 – Prepare as saladas com antecedência

Você pode, sim, levar um prato bem gostoso na marmita. As saladas no pote são uma forma prática de montar e levar por aí uma opção mais leve e saudável de refeição. Dá até para fazer uma salada multigrãos no potinho – completa e levinha.

4 – De olho nas medidas

Você precisa ficar atenta às quantidades para não exagerar. Por isso, muita atenção na hora de acrescentar açúcar ou sal nas receitas. Uma colher de chá de açúcar a mais pode acrescentar 19 calorias no seu prato.

Continua após a publicidade

5 – Aposte no iogurte grego

Esse aliado pode virar uma sobremesa levinha e muito saborosa ou, então, tirar o molho da sua salada da mesmice.

6 – Molho cítrico? Sim, por favor!

Substitua os molhos prontos por frutas cítricas. Limão e laranja podem ser ótimas bases para temperar a salada.

7 – Use o abacate na receita (doce ou salgada)

Você deve, sim, incluí-lo no cardápio com frequência e em doses moderadas, sozinho ou em receitas leves. Esse ingrediente poderoso vai garantir fibras e gorduras boas no seu cardápio. E o melhor? Ele pode substituir vários ingredientes em receitas doces ou salgadas.

8 – Faça dos vegetais um delicioso macarrão

Se você cansou do combo frango e vegetais, pode apostar no macarrão vegetariano. Tudo que você precisa fazer é cortar a cenoura ou abobrinha em tiras bem fininhas e cozinhar. É uma ótima maneira de diminuir carboidratos e trazer mais nutrição para o cardápio. Experimente esta receita para começar: espaguete de abobrinha com molho de tomate.

Continua após a publicidade

9 – Prepare as receita no forno ou na airfryer

Fritar o peixe ou frango pode ser rápido, mas não é uma técnica ideal para comer todos os dias. Por isso, use e abuse do forno (ou da querida airfryer!) para preparar as refeições. Existem muitas receitas que parecem fritas, mas não são!

10 – Reduza as calorias do seu sanduba

Fazer um sanduíche é tão simples, que a gente acaba esquecendo as calorias. Em vez de colocar todos os seus recheios preferidos, procure receitas mais levinhas para você apostar.

11 – Aumente a dose de proteína

Quando o assunto é perder peso e ganhar músculos, as proteínas são grandes aliadas. Elas também ajudam a segurar a fome, o que é ótimo para quem está firme na dieta, não? Por isso, coloque uma dose extra de proteína nos seus lanchinhos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.