Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Como cozinhar brócolis para potencializar seus benefícios à saúde

Saiba mais sobre os resultados do estudo

Por Juliany Rodrigues
18 dez 2024, 20h00 • Atualizado em 19 dez 2024, 21h02
brócolis mais saudável como cozinhar
Descubra como cozinhar o brócolis para deixá-lo mais saudável | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • O brócolis carrega diversos nutrientes benefícios à saúde, entre eles, o sulforafano, que oferece propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e pode até mesmo ajudar a combater o câncer. No entanto, o processo de cozimento do vegetal pode fazer com que uma grande parte desse composto seja perdida, devido à exposição ao calor.

    Pensando nisso, pesquisadores chineses decidiram investigar qual seria a melhor forma de preparar o alimento sem comprometer tanto o sulforafano.

    A seguir, saiba mais sobre as conclusões do estudo, que foi publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry em 2018.

    Você precisa danificar o brócolis

    Quando o brócolis é ameaçado (cortado ou rasgado, por exemplo), ele libera uma enzima chamada mirosinase com o objetivo de se proteger.

    Continua após a publicidade

    Essa enzima desempenha um papel importante na transformação do glucosinolato para o sulforafano, que é a substância benéfica à saúde.

    Seguindo essa lógica, quanto mais a planta é danificada, mais a mirosinase é ativada, favorecendo a produção de sulforafano.

    Contudo, quando falamos na preservação da qualidade nutricional do brócolis, também é preciso considerar o modo de preparo do alimento.

    Continua após a publicidade

    Métodos como o cozimento no micro-ondas e a fervura podem reduzir a eficácia do processo de conversão do glucosinolato para o sulforafano, especialmente porque a mirosinase é muito sensível ao calor.

    Como fazer brócolis sem prejudicar o sulforafano?

    Para seus estudos, os pesquisadores chineses escolheram a fritura como o método de preparo do alimento. Com base na ideia dos danos, eles pulverizam os brócolis, dividindo-os em pedaços de 2 milímetros.

    Em seguida, as amostras foram separadas em três grupos:

    Continua após a publicidade
    • cru;
    • frito por 4 minutos imediatamente após o corte;
    • frito também por 4 minutos, mas 90 minutos depois da pulverização.

    Os resultados? O último apresentou 2,8 vezes mais sulforafano do que o segundo.

    Portanto, se você quer deixar o brócolis mais saudável, esta é a recomendação: picá-los em fragmentos muito pequenos e colocá-los para descansar por 90 minutos antes de cozinhá-los.

    Continua após a publicidade

    Dá trabalho, né? Então, saiba que é possível consumir o brócolis sem tanto esforço e ainda assim aproveitar os benefícios à saúde. Cozinhar no vapor, por exemplo, é uma das maneiras indicadas, assim como refogá-lo rapidamente e adicionar o alimento cru em saladas.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.